Topo

Avaliação da Massa Documental Acumulada destina dez mil caixas de documentos à eliminação e fragmentação

Publicado em 09/01/2023 | Fonte: APESP/Comunicação

O Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) fragmentou 10 mil caixas de documentos do Fundo Educação e Saúde Pública destinados à eliminação, após avaliação realizada pelo Núcleo de Processamento Técnico do Centro de Arquivo Administrativo do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (DGSAESP). A eliminação está em conformidade com os planos de classificação de documentos e tabelas de temporalidade das atividades meio e fim, e com o Guia para Avaliação Dinâmicada Massa Documental Acumulada (MDA). O trabalho realizou-se entre os dias 26 de dezembro e 3 de janeiro.

 

Esses documentos foram devidamente avaliados e destinados à eliminação somente após a comprovação de já terem cumprido suas funções, conforme verificado nos planos de classificação e tabelas de temporalidade meio e fim, e com as orientações do guia para Avaliação da MDA. Este procedimento foi realizado pelo Núcleo de Processamento Técnico (NPT), que acompanhou todas as etapas até a fragmentação.

 

Importância da avaliação da MDA - Ao eliminar documentos de forma segura, as unidades de arquivos em órgão público conseguem focar seu trabalho nos documentos que ainda são válidos ou que precisam ser guardados permanentemente, dinamizando a gestão e gerando economia de espaço de guarda. É algo similar ao que ocorre quando o cidadão organiza suas gavetas no final do ano, eliminando papéis que não têm mais utilidade e guardando para sempre suas certidões e outros documentos importantes.

A avaliação da massa documental acumulada deve ser feita em volumes de documentos produzidos, recebidos ou acumulados no exercício das funções e atividades de órgãos e entidades. Seguindo os Planos, Tabelas e as orientações do Guia da MDA, a avaliação permite eliminar documentos pouco consultados que já cumpriram os prazos precaucionais e prescricionais, e que não devem ser recolhidos para guarda permanente.

O trabalho é contínuo, com o objetivo de promover a avaliação dos documentos, de acordo com as determinações dos Decretos n. 48.897/2004, n. 48.898/2004, n. 58.052/2012; n. 60.145/2014 e n. 63.382/2018.

Conheça melhor o Projeto de Avaliação da Massa Documental Acumulada: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/web/projetos_acoes/avaliacao_mda/projeto

Parte das dez mil caixas de documentos destinados à eliminação