Mergulho em 50 milhões de imagens
Com um cigarro apagado na mão, Freddie Mercury caminha com o típico gesto de quem vai pedir fogo a outro fumante. Até dois anos atrás esta imagem inédita do vocalista do Queen durante uma entrevista coletiva em São Paulo, em 1981, só seria revelada se um eventual pesquisador solicitasse o clipping com fotos e textos do grupo inglês arquivados no Acervo Estadão para uma reportagem ou outros fins. E mesmo assim as chances de uma imagem como essa vir a público eram mínimas. Porém, desde agosto de 2016 um manancial de mais de 50 milhões de fotogramas como esta do Freddie Mercury começou a ser explorado de outra maneira.
Fotos/Cristal da Rocha

Pequena amostra da coleção de contatos fotográficos
Manuseados diariamente, os contatos fotográficos – folhas de prova com a sequência completa de negativos revelados em miniatura para a seleção da imagem a ser usada naspautas - caíram em desuso com o surgimento das fotografias digitais e sua produção foi extinta pelo jornal em 2004. Com novos formatos digitais para a escolha das fotos,os contatos ganharam lugar no arquivo permanente do Acervo Estadão, mas eram pouco aproveitados pela redação do jornal, certamente, em busca de assuntos atuais
A série 'Contatos Fotográficos' surgiu no momento em que se identificou um volume imenso de fotografias antes não publicadas e viu-se, além da produção de novos conteúdos, a chance de se contextualizar momentos de décadas passadas com seus personagens e situações marcantes, além de colocar à luz do conhecimento a sequência de imagens produzidas pelos fotógrafos.
O objetivo desta produção é mostrar imagens inéditas de personalidades e situações importantes não aproveitadas por um dos principais jornais do país, revelando bastidores e a construção de um ensaio fotográfico. Os conteúdos produzidos a partir dos contatos fotográficos têm sido um dos sucessos do site do Acervo Estadão desde seu surgimento. Mais que proporcionar fotografias nunca antes vistas, a série 'Contatos Fotográficos' expõe como era o processo de escolha para uma imagem ser publicada em um jornal de grande circulação.
Ao leitor é apresentado o sentido inicial da imagem e tem início na pauta – motivo pelo qual o fotógrafo vai ao encontro de seu personagem – contextualizando, assim, sua produção. O número de imagens feitas indica também detalhes do momento: disponibilidade do fotógrafo ou personagem, ambiente e situação confortável, além do interesse de ambos. Quando a pauta a ser feita era de alguma personalidade já consagrada e reconhecida pelo público, havia a tendência de o número de fotografias aumentar.
Hoje, muitas das bandas e artistas fotografados pelos profissionais do jornal possuem reputação consolidada, mas à época não eram conhecidos ou ainda não eram relevantes no contexto da produção das imagens, o que gera uma curiosidade ainda maior para vê-los em seus primeiros anos na vida artística e também em curtos momentos do cotidiano.
A plataforma na qual as fotos são exibidas é em formato de galeria no site do Acervo Estadão. O contato fotográfico é digitalizado e a partir da seleção das imagens que serão apresentadas elas são 'cortadas' digitalmente e incluídas neste formato no qual o leitor ainda acessa, a cada legenda, informações sobre o artista e são disponibilizados links para o quais o leitor é direcionado às matérias do assunto que levaram as fotos a serem feitas – são críticas, matérias e textos produzidos à época – onde o leitor pode ter a dimensão de como o assunto foi recebido. Aliado a galeria produzida e pequeno texto para a contextualização das imagens, são feitos vídeos ao vivo na rede social Facebook, estreitando os laços com quem segue o trabalho do Acervo e mostrando, além do assunto apresentado, detalhes da pesquisa e desenvolvimento do trabalho.

Pastas que acondicionam os contatos com seus códigos por assunto, mês e ano da sua produção
Décadas depois, essas fotos descartadas transformaram-se em verdadeiros recortes de sua época, em trajes e costumes que revelam momentos dos artistas, muitos deles hoje cultuados ou falecidos. São documentos que registram a história e as atividades do fotojornalismo. As imagens não falam apenas sobre os fotografados, mas revelam também detalhes e características dos fotógrafos e de sua forma de trabalhar.
Quando os contatos faziam parte do cotidiano da redação, a imagem era escolhida segundo critérios do editor do jornal, que avaliava quesitos como a qualidade da imagem e também, o que era bem importante, o espaço disponível na diagramação para a distribuição da foto. A edição adequa o retrato muitas vezes alterando a imagem original, como uma foto de corpo inteiro que acaba sendo editada para um formato ao estilo 3x4, por exemplo.
Nem todas as imagens eram boas o suficiente à época em que foram produzidas, por diversos motivos, como fotos tremidas, o artista que pisca, o ângulo que não ficou bom. Ou mesmo detalhes do cotidiano, como os artistas almoçando, sentados à vontade no sofá durante as entrevistas, passando batom, arrumando os cabelos. Estas fotos não eram aproveitadas, mas foram preservadas em seus contextos originais de produção. Hoje estas fotografias alçam, por seu caráter permanente, o voo histórico e remontam momentos do passado.
A série 'Contatos Fotográficos' coloca o Acervo do jornal O Estado de São Paulo na vanguarda da difusão e marketing de acervos e arquivos. Embora seja o arquivo de uma instituição privada, ele é de interesse público, pois compreende seu papel diante da história, não apenas de São Paulo, mas também a do país e do mundo. Inova também ao valorizar o profissional do arquivo, aproveitando suas habilidades de pesquisa, de organização e outros conhecimentos técnicos para produzir novos conteúdos de relevância.
Esse trabalho pode ser conferido por meio do link: https://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,contatos-fotograficos,70002471603,0.htm
- [*] Arquivista no Acervo Estadão, do Jornal Estado de São Paulo, onde atua à frente de pesquisas fotográficas, textuais e na produção de conteúdos. É graduada em Arquivologia (UFRGS) e mestre em História Social (USP). E-mail: cristaldarocha@gmail.com