Exposição Virtual: A Revolta da Chibata

Atividades Pedagógicas

A proposta pedagógica desta exposição virtual é oferecer ao professor sugestões pontuais de atividades a partir da utilização de diferentes linguagens presentes em nosso cotidiano, as quais podem ser encontradas em jornais, revistas, textos diversos e músicas, a fim de potencializar a relação entre ensino e aprendizagem. Não se trata de um plano de aula, mas de possibilidades diferenciadas que objetivam o uso de fontes históricas na escola.

A partir das diferentes linguagens, buscamos auxiliar na construção do conhecimento histórico, desenvolvendo conceitos que estimulem os alunos a ler e analisar o mundo e o seu tempo. As distintas fontes utilizadas exigem que eles mobilizem algumas competências e habilidades, como observação, identificação, interpretação, comparação e compreensão, para o desenvolvimento das atividades. Assim, sugerimos este material para alunos do Ensino Médio, pois a linguagem, bem como as competências e habilidades a serem desenvolvidas, são adequadas à faixa-etária desses estudantes.

Para a elaboração das atividades, tomamos como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Propomos o trabalho a partir do Eixo Temático: “Cidadania: diferenças e liberdades”, Tema: “Cidadania e liberdade” e Subtema: “A Revolta da Chibata: a luta pela cidadania”. Queremos, com esse recorte, trazer questões relacionadas à questão da cidadania em diferentes temporalidades, ou seja, trazer a discussão para o cotidiano dos alunos.

O objetivo é o de que os documentos utilizados sejam interrogados e problematizados pelos alunos, a fim de que eles possam “criticar, analisar e interpretar fontes documentais de natureza diversa, reconhecendo o papel das diferentes linguagens, dos diferentes agentes sociais e dos diferentes contextos envolvidos em sua produção”1

Não pretendemos aqui esgotar o tema estudado por meio das atividades propostas, tampouco limitar as inúmeras possibilidades de problematizações que a temática oferece. Visamos, portanto, compartilhar algumas sugestões de trabalho a partir do uso de diferentes fontes e linguagens. Bom trabalho!


1 BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares ao Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília (DF): MEC; SEMTEC, 2002. p. 74.