Exposição Virtual: A Revolta da Chibata

O Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público do Estado de São Paulo apresenta a exposição virtual “A Revolta da Chibata”, que busca lançar um olhar sobre o contexto histórico do período, os motivos que a deflagraram e os seus desdobramentos.

A Revolta dos Marinheiros, como era conhecida nos periódicos de 1910 e na historiografia brasileira, passou a ser chamada Revolta da Chibata somente em 1958, ano em que o jornalista e escritor Edmar Morel, estudioso da temática, publicou a sua obra sobre o assunto, consagrando o termo.

A exposição é composta por nove “salas”, as quais resgatam aspectos da história da Revolta da Chibata. As “salas” tratam de subtemas relacionados aos ideais republicanos, aos dias da Revolta e à cidade do Rio de Janeiro, à cobertura jornalística e sua influência, ao desfecho do movimento, entre outros.

Nessa exposição também é apresentada a história de um dos “protagonistas” da Revolta, o marinheiro João Cândido. Porém, não se pode deixar de ressaltar que esse episódio contou com a participação de outros marinheiros que, também descontentes com sua situação dentro da Marinha, aderiram à causa.

Neste ano em que se completa o centenário da Revolta, o Núcleo de Ação Educativa busca reavivar a discussão sobre as questões dos direitos de cidadania que a Constituição Brasileira assegura, e também lançar um olhar sobre as permanências e rupturas que o processo histórico permite. Desta forma, tem como propósito compartilhar essa discussão com professores, alunos, pesquisadores e demais interessados.

Além da exposição, são disponibilizadas algumas propostas de atividades pedagógicas para serem trabalhadas em aulas de História e uma seleção de fontes sobre essa temática.

São Paulo, novembro de 2010.