Topo

Thiago Nicodemo assume a coordenação do Arquivo Público

Publicado em 05/01/2021 | Fonte: APESP/Comunicação

A partir deste mês o Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) passa a ter um novo coordenador. Thiago Lima Nicodemo tem consolidada carreira acadêmica, com mestrado e doutorado em História pela Universidade de São Paulo. É professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador na área de arquivos e documentos históricos, incluindo a transformação no campo da história no século XXI.

Ele substitui Fernando Padula Novaes, coordenador do Arquivo Público desde abril de 2016. Padula deixa a coordenação do APESP para assumir a cadeira de Secretário da Educação do município de São Paulo, a convite do prefeito Bruno Covas.

"Agradeço meu antecessor, Fernando Padula, por sua excelente gestão à frente do APESP. Ele consolidou um processo de mais de dez anos de modernização do Arquivo. Se o Arquivo Público do Estado alcançou a excelência em seus serviços também é graças ao corpo técnico qualificado e a todos os seus servidores", declara Nicodemo em seu primeiro dia de expediente no APESP. Ele reconhece que o Arquivo realiza um serviço público fundamental para a sociedade, seja no âmbito da gestão pública, seja no âmbito da história. Além disso, o novo coordenador nota que o Arquivo presta um serviço cada vez mais importante para a sociedade, pois hoje produzimos documentos numa crescente exponencial e, para torná-los acessíveis com transparência é necessário estabelecer regras para o fluxo na gestão pública e finalmente para preservá-los de forma definitiva.

Em quase cinco anos de gestão, Fernando Padula trabalhou em importantes conquistas para o APESP, como a implantação do Fundo Especial de Despesa da Unidade do Arquivo Público do Estado (FEARQ); na realização de um convênio inédito visando o repasse de R$ 1,5 milhão do Orçamento Geral da União para o APESP, por meio da Secretaria de Governo, para modernização de infraestrutura predial e de equipamentos; na elaboração e implantação de um Plano Diretor para o Arquivo Público; na expansão e consolidação do SPDOC; pela parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE); e na criação do curso técnico de Arquivo, pelo Centro Paula Souza. Também conseguiu trazer bombeiros civis, que fazem monitoramento 24 horas das instalações da instituição.

Padula teve participação fundamental em projetos das equipes técnicas do APESP, entre elas destacamos a ampliação de instrumentos de gestão documental, atingindo a marca de 100% das tabelas de temporalidade das atividades-fim e planos de classificação das secretarias estaduais; no avanço da gestão de documentos digitais, com a implantação do Sem Papel, adotando o Sigadoc do TRF2 em órgãos do Estado; no lançamento do novo Guia do Acervo e no recolhimento e preservação de acervos importantes da administração pública paulista, como os acervos da FUNDAP, CPOS/DOP, EMPLASA e Conselho Estadual da Educação, entre outros.

"Sou grato a toda a equipe do APESP pela parceria, dedicação, comprometimento e por abraçar os projetos que realizamos juntos desde abril de 2016. Parabenizo pelas conquistas alcançadas por nossa instituição, certamente o Apesp está mais forte. Desejo muito sucesso ao Thiago Nicodemo na coordenação, a quem aproveito para agradecer por ter aceitado se afastar da carreira acadêmica para gerir o Arquivo. Tenho certeza que o APESP está em ótimas mãos", finaliza Fernando Padula.