Topo

Portaria do APESP orienta a contratação de serviços de digitalização de documentos públicos estaduais

Publicado em 05/05/2022 | Fonte: APESP/Comunicação

O grupo responsável pela elaboração das Políticas de Gestão e Preservação de Documentos Arquivísticos Digitais do Governo do Estado de São Paulo, dentro do Programa Arquivo Digital.SP, redigiu especificações técnicas para orientar a contratação de serviços de digitalização de documentos do Estado. O texto é o Anexo II à Portaria UAPESP/SAESP - 1, de 4-12-2018 e foi publicado no Diário Oficial como Portaria UAPESP/SAESP - 9, de 18-4-2022, na edição de 19 de abril. Ieda Bernardes e Humberto Innarelli explicam a importância dessas orientações.

A digitalização é um serviço auxiliar da gestão documental que pode ser contratado no caso de o poder público não dispor de recursos próprios para sua execução. Por isso, é fundamental que o APESP, enquanto órgão central do SAESP, ofereça orientação normativa para esse tipo de contratação, definindo com clareza as responsabilidades tanto dos órgãos públicos quanto das empresas contratadas para a execução desse trabalho”, informa a diretora do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (DGSAESP), Ieda Pimenta Bernardes, membro do fórum deliberativo do Programa Arquivo Digital.SP. 

 

Dessa forma, no Anexo II estão as especificações técnicas necessárias para garantir a qualidade do serviço prestado, como a indexação dos documentos, que permite a recuperação das informações após a digitalização.  “Além disso, as empresas são orientadas para o adequado controle, manuseio e arquivamento dos documentos originais submetidos à digitalização. Nesse sentido, a Portaria contribui para que os recursos tecnológicos sejam incorporados à política de gestão documental de forma responsável e eficiente”, completa a diretora do DGSAESP.

 

Participaram da elaboração das especificações técnicas para contratação de serviços de digitalização, o diretor do Núcleo de Desenvolvimento e Evolução de Sistemas Informatizados, Leonardo Vaccaro, e o consultor Humberto Innarelli, diretor técnico de coordenação de serviços do Arquivo Edgard Leuenroth do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Campinas (UNICAMP). Innarelli e Vaccaro coordenam o grupo de trabalho que elabora as Políticas de Gestão e Preservação de Documentos Arquivísticos Digitais do Governo do Estado de São Paulo, com previsão de serem finalizadas no próximo semestre.

“As especificações para a contratação de serviços de digitalização de documentos públicos são fundamentais para estabelecer os critérios de digitalização para que a aplicação do Decreto federal n. 10.278, de 18 de março de 2020, seja feita de forma responsável e criteriosa, garantindo a qualidade e a presunção de autenticidade dos documentos digitalizados por empresas terceirizadas”, explica Innarelli.

Para a redação do documento o grupo considerou os termos da Portaria UAPESP/SAESP - 5, de 5-8-2021, que orienta os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual sobre a digitalização de documentos públicos, a gestão e a preservação de seus representantes digitais, para que produzam os mesmos efeitos legais de documentos originais. Vale ressaltar que tudo faz parte do Programa “Arquivo Digital.SP”, instituído pela Portaria UAPESP – 2, de 11-6-2021, na Unidade do Arquivo Público do Estado, com a finalidade de planejar, desenvolver e implementar as políticas de gestão, preservação e acesso de documentos, dados e informações digitais no âmbito da Administração Pública Estadual.

Conheça a Portaria UAPESP/SAESP - 9, de 18-4-2022 (Anexo II à Portaria UAPESP/SAESP - 1, de 4-12-2018): https://bit.ly/3jYyu5u


Na imagem: Aparelho FlexScan digitaliza microfilme e imagens surgem na tela do computador. O APESP estabeleceu critérios para a contratação de serviços de digitalização de documentos de órgãos do Estado de São Paulo.