Topo

Documentos do APESP ajudam a contar a história de 100 anos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

Publicado em 06/05/2024 | Fonte: APESP/Comunicação/Vania Silva

Hoje o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) comemora 100 anos. O órgão é responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do estado de São Paulo e de seus municípios. Para recuperar a história do Tribunal, inaugurado em 6 de maio de 1924, o Arquivo Público (APESP) colaborou com o TCESP na pesquisa de documentos textuais, iconográficos, cartográficos e bibliográficos, para formar a base de um livro que será publicado em setembro.

Desde o ano passado, um grupo de estagiários da graduação em História da Universidade de São Paulo tem acesso aos acervos, com apoio das equipes técnicas do APESP. O percurso da pesquisa permitiu mapear e inserir o TCESP no contexto da Primeira República, com a criação do Tribunal em 1924. Inclusive, destacando o papel importante de Júlio Prestes para a criação da instituição.

Conforme explica a pesquisadora Letícia Cordeiro, estagiária do projeto, “o maior desafio foi criar instrumentos para nossa pesquisa, amparados por toda a equipe do APESP, pois a princípio o TCESP tinha o Washington Luís como patrono da instituição. Apesar deste assinar a lei de criação, descobrimos por meio da pesquisa que quem tomou para si a responsabilidade da organização do Tribunal foi o Júlio Prestes, que até mesmo colocou essa demanda como projeto em sua candidatura para a presidência do estado de São Paulo”, informa Letícia.

Essa descoberta é ressaltada pela pesquisadora Sarah Roberta Moreira. “Enquanto buscávamos pistas sobre a trajetória do Tribunal de Contas, nos deparamos com diversos fragmentos da História do Brasil que renderam horas de reflexão. Sobre a história do Tribunal, entender o papel de Júlio Prestes enquanto um dos articuladores do projeto que criou o TCESP em 1924 foi uma das nossas grandes descobertas. Soma-se a isso a participação de Caio Prado Júnior na Constituinte de 1947, discutindo sobre o Tribunal de Contas e sobre a sua função social”, explica.

Para as equipes do APESP foi gratificante ver o resultado do trabalho. Diversos documentos do acervo textual ajudam a registrar o contexto de criação do Tribunal, como o ofício que Jorge Tibiriçá, recém-eleito presidente do TCE, enviou para José Manoel Lobo, secretário do Interior, confirmando a instalação do Tribunal e a posse dos ministros, em 6 de maio de 1924.

Também é relevante o Programa de Governo para a candidatura de Júlio Prestes à Presidência do Estado de São Paulo, em 1927, com entrevista sobre o Tribunal de Contas do Estado, além de cartas de autoridades, que fazem parte do fundo Washington Luís.

Somente no Núcleo de Acervo Cartográfico foi possível identificar e catalogar 810 plantas e mapas do TCESP em suas diferentes fases, em mais de 80 caixas pesquisadas. Destacam-se três plantas de reformas, sendo uma delas da fachada do TCE em 1960, projeto do Escritório Técnico Ramos de Azevedo, Severo e Villares.

Do acervo iconográfico foi possível identificar 87 imagens do Fundo Secretaria de Governo (SEGOV), dos períodos do governo de Carvalho Pinto (1959-1963) e Laudo Natel (1966-1967 e 1971-1975), mostrando reuniões e visitas nas dependências do TCESP.  

Para o coordenador do APESP, Thiago Nicodemo, a cooperação do Arquivo neste projeto permitiu levantar documentos que colaboram para entender como o TCE se formou e quais as principais ações entre os anos 1920 e 1930. Em outro aspecto, o projeto também foi importante para a formação dos estudantes que puderam ter acesso pesquisa em fontes primárias. Ele espera que estes estudantes de História consigam seguir pesquisando em suas carreiras, a partir desse projeto inicial.

Nicodemo destaca ainda que a cooperação técnica do TCESP com o APESP vem de longa data, principalmente após a implantação da Lei de Acesso à Informação, com a publicação do Guia Técnico de Transparência Municipal, em 2019, que orienta câmaras e municípios a implementar políticas de gestão documental e acesso à informação; além da realização de Seminários sobre Gestão Documental e Acesso à Informação nos últimos anos.

 Veja abaixo uma seleção de documentos encontrados que ajudam a contar a história do TCESP.



1 - Programa de Governo (Entrevista) para a candidatura de Júlio Prestes à Presidência do Estado de São Paulo. 1927. Página 18 sobre Tribunal de Contas. São Paulo, SP. APESP. Fundo Júlio Prestes. 101.SG9.1.650.1

2 - Tribunal de Contas do Estado de São Paulo - Capital [Fachadas]. Órgão Produtor: DOP. Escritório técnico Ramos de Azevedo, engenharia-arquitetura-construções. Severo e Villares. Escala: 1:100. Data: 28-08-1960. Papel vegetal. P&B. 90cm x 90cm. CPOS_000292


3 - Carta de Jorge Tibiriçá, Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, para Washington Luís. 1927. São Paulo, SP. APESP. Fundo Washington Luís. 105.1.31.70


4 - Imagem do Fundo Secretaria de Governo. Tribunal de Contas, visita do governador Laudo Natel, 1971. Fotógrafo Luiz Gonzaga. Ref.: BR_APESP_SEGOV_ICO_NEG_3254_02



Imagem inicial: Ofício de Jorge Tibiriçá, presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, para José Manoel Lobo, secretário do Interior, sobre a criação do Tribunal em 06 de maio de 1924.