Topo

Diretor do APESP participa de cerimônia de adesão ao Sistema SEI Cidades pela prefeitura de Santo André (SP)

Publicado em 04/04/2025 | Fonte: APESP/Comunicação

Na última quarta-feira (2), o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi adotado oficialmente pela Prefeitura de Santo André (SP). O diretor do Arquivo Público do Estado, Thiago Nicodemo, participou do evento representando a Secretária de Gestão e Governo Digital. Participaram também da cerimônia o prefeito Gilvan Junior, a vice-prefeita Silvana Medeiros, os secretários Diego Cabral (Inovação e Tecnologia), Fernanda Sakaragui (Administração e Finanças) e Aline Ribeiro (Prodesp). O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta que busca modernizar a gestão administrativa, melhorar a qualidade do serviço público e promover a transformação digital com uma plataforma de gestão 100% eletrônica.

A adoção do SEI em Santo André é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, o Arquivo Público e a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo). A iniciativa tem como base os princípios da eficiência e transparência previstos na Constituição Federal e está alinhada ao Decreto Estadual nº 67.641/2023 e à Lei Federal nº 14.129/2021, que regulamentam a digitalização na administração pública.

De acordo com a Prefeitura, a digitalização permitirá maior rastreabilidade e controle documental, acesso remoto a processos por parte dos servidores, diminuição de deslocamentos físicos desnecessários e a resolução de demandas com mais agilidade, resultando numa maior economia de recursos públicos. “Em 120 dias entregaremos uma Prefeitura 100% digital. São 102 mil processos administrativos, previsão de 2025 a 2028 do que temos em estoque, 3,4 milhões de folhas. São 452 árvores não exploradas e aí entra a questão ambiental. Além do papel tem impressão, armazenagem, grampos, clipes, adesivos, capa do processo. Com todos esses itens utilizados nos processos administrativos vamos ter uma economia de R$ 20 milhões nos quatro anos. Então, além de não ter custo para a Prefeitura, ainda temos a economia”, destacou o prefeito de Santo André, Gilvan Junior.

O Governo do Estado tem avançado significativamente na redução do uso de papel na administração pública, tornando os processos mais eficientes e sustentáveis. Esse progresso também está sendo incentivado nos municípios, com 113 deles já adotando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

De acordo com Nicodemo, poucos seguem o modelo de Santo André, que está promovendo uma transição completa do papel para o digital. Segundo o diretor, essa mudança não apenas moderniza a gestão documental, mas também transforma a mentalidade da cidade em relação à digitalização e inovação.


Prefeitura de Santo André (SP) adere ao Sistema SEI Cidades.



Da esquerda para direita: Diego Cabral (Inovação e Tecnologia); a vice-prefeita Silvana Medeiros; o prefeito de Santo André, Gilvan Junior; a secretária de Administração e Finanças, Fernanda Sakaragui; Aline Farias, da Prodesp; e Thiago Nicodemo, do APESP.


A adoção do SEI em Santo André é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, o Arquivo Público e a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).