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Arquivo Público recebe o Prêmio TI & Governo 2012 pelo projeto SIC.SP

Publicado em 29/04/2013 | Fonte: Núcleo de Comunicação

No último dia 24 de abril, em cerimônia realizada no auditório da Business School São Paulo/Anhembi Morumbi, a diretora técnica do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo, Ieda Pimenta Bernardes, recebeu o Prêmio TI & Governo pelo projeto Sistema SIC.SP. O prêmio foi entregue por Marcio Valente, Diretor Comercial da Fórum Editorial, empresa responsável pelo Anuário TI & Governo e pela premiação.

Estiveram também presentes à cerimônia outros funcionários do Departamento de Gestão do SAESP: Josival Soares Silva, diretor técnico do Centro de Arquivo Administrativo, representando a Central de Atendimento ao Cidadão- CAC; Hilda Delatorre, diretora técnica do Centro de Gestão Documental; e Patricia Mirabile, diretora do Núcleo de Formação e Treinamento.

O objetivo do Prêmio TI & Governo é divulgar as melhores iniciativas de governo eletrônico no Brasil. Ele premia a cada ano os projetos pelos quais instituições de governo melhoraram os serviços prestados à população.

Este ano o júri analisou 79 projetos, dos quais foram premiados 20. Os projetos foram escolhidos por sua relevância social, caráter inovador, e impacto que produziram na administração pública, com a melhoria dos processos, a redução de custos, o ganho de produtividade, o aumento de segurança, a oferta de novos serviços, a melhora no atendimento ao cidadão e na qualidade dos serviços prestados e transparência.

Os projetos foram classificados em três categorias: e-democracia, e-serviço e e-administração. O Sistema SIC.SP foi inscrito na categoria e-democracia, que abrange os projetos desenvolvidos para promover a comunicação entre o governo e a sociedade, a comunicação entre os participantes do processo político, a transparência e a responsabilidade, e o suporte a processos eletivos ou de consulta.

O projeto foi concebido em maio de 2012 pelo Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo do Arquivo Público, no novo contexto jurídico-institucional definido pela Lei de Acesso à Informação nº 12.527/2011 e pelo Decreto nº 58.052/2012. A parceria com a Secretaria de Gestão Pública, por meio de sua Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação- UTIC, e com a Prodesp - Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, viabilizou o desenvolvimento do sistema e sua implementação.

O objetivo do projeto era desenvolver uma ferramenta única para atuar como sistema integrado de informações ao cidadão, uma solução corporativa de governo que possibilitasse o registro, gestão e controle de todos os pedidos de informações encaminhados pelo cidadão aos órgãos e entidades da Administração Estadual. Dessa maneira, evitou-se que cada órgão ou entidade adotasse uma solução própria.

Na página do sistema SIC.SP (www.sic.sp.gov.br), o cidadão pode optar por fazer o seu pedido via Internet, obter o endereço ou telefone do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) de seu interesse, ou acompanhar o seu pedido de informações a partir de um número de protocolo.

"Além de permitir uma comunicação direta entre o cidadão e o governo, o sistema também controla os prazos de resposta (20 dias, prorrogáveis por mais 10) e permite a integração de todas as unidades dos Serviços de Informações ao Cidadãos - SIC - dos vários órgãos e entidades, por meio de uma Central de Atendimento ao Cidadão - CAC", afirma Ieda P. Bernardes.

A Central de Atendimento ao Cidadão - CAC - é um serviço oferecido pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo com o objetivo de orientar a instalação e o funcionamento dos Serviços de Informações ao Cidadão - SIC, além de propor o aprimoramento contínuo do sistema SIC.SP e elaborar estatísticas sobre os pedidos e os perfis de usuários.

Publicada em 29/5/2013



A professora Ieda P. Bernardes, diretora do DGSAESP, recebe o prêmio.



Da esq. para a dir.: Josival Silva, Patricia Mirabile, professora Ieda Bernardes e Hilda Delatorre.