O Arquivo Público do Estado acaba
de instituir o Programa de Gerenciamento de Riscos, pela Portaria UAPESP n. 1,
de 12.06.2023. O gerenciamento é um conjunto de ações que visam garantir a segurança
do patrimônio documental sob custódia da instituição. A segurança depende do
monitoramento contínuo dos dez fatores de risco: fogo, água, temperatura,
umidade, luminosidade, poluentes, pragas, forças físicas, ações criminosas e
dissociação.
As ações que compõem o Programa
de Gerenciamento de Riscos serão executadas pelas áreas responsáveis da Unidade
do Arquivo Público do Estado, em conformidade com suas atribuições legais.
Ficam instituídos um fórum deliberativo, uma equipe executiva e um grupo de
trabalho com servidores do APESP.
O Programa contará com uma
secretaria executiva, vinculada ao Centro de Preservação do APESP, para
assessorar e desenvolver atividades características de apoio administrativo
decorrentes do programa.
Para o coordenador, Thiago
Nicodemo, o Programa de Gerenciamento de Riscos do APESP é resultado do esforço
conjunto de diversos profissionais do Arquivo e poderá ser referência para
outras instituições. “A publicação da portaria é fruto de um trabalho intenso,
principalmente nos últimos três anos, realizando o controle de riscos e adaptação
da infraestrutura física e tecnológica do Arquivo Público do Estado de São
Paulo. Essa adequação é um pré-requisito para a manutenção e estabilidade de um
repositório digital confiável”, informa.
Conheça os seis principais objetivos
do Programa de Gerenciamento de Riscos na Unidade do Arquivo Público do Estado:
1 - Planejar e coordenar ações de
identificação, análise, avaliação dos fatores de riscos, além do monitoramento
contínuo, visando a eliminação, redução ou contenção de eventuais riscos ao
acervo;
2 - Vistoriar, monitorar,
avaliar, diagnosticar e registrar as condições ambientais das reservas técnicas
e locais de manuseio do acervo, bem como identificar sinais de deterioração nos
edifícios, visando assegurar os melhores usos dos espaços e garantir a
segurança do acervo, da saúde dos servidores, colaboradores terceirizados e
usuários;
3 - Zelar pela infraestrutura
física e tecnológica aplicada à preservação e segurança do acervo, visando
evitar a ocorrência de sinistros, em especial riscos de incêndio, acidentes com
água, ações criminosas e dissociação;
4 - Constituir Grupo de
Atendimento a Desastres com a atribuição de atuar nas situações de desastres ou
sinistros de qualquer ordem que afetem o patrimônio documental custodiado pela
UAPESP;
5 - Definir Planos ou
Procedimentos de Emergências, considerando cada um dos riscos ao patrimônio
documental custodiado pela UAPESP; e
6 - Fomentar a cooperação com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, como estratégia para facilitar o compartilhamento de informações, métodos e técnicas, bem como a formação de recursos humanos em matéria de preservação de acervo.
Acesse a Portaria UAPESP n. 1, de 12.06.2023,
publicada em 13.06, que institui o Programa de Gerenciamento de Riscos na Unidade
do Arquivo Público do Estado: http://www.arquivoestado