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Arquivo Público institui Programa de Gerenciamento de Riscos

Publicado em 05/07/2023 | Fonte: APESP/Comunicação

O Arquivo Público do Estado acaba de instituir o Programa de Gerenciamento de Riscos, pela Portaria UAPESP n. 1, de 12.06.2023. O gerenciamento é um conjunto de ações que visam garantir a segurança do patrimônio documental sob custódia da instituição. A segurança depende do monitoramento contínuo dos dez fatores de risco: fogo, água, temperatura, umidade, luminosidade, poluentes, pragas, forças físicas, ações criminosas e dissociação.

As ações que compõem o Programa de Gerenciamento de Riscos serão executadas pelas áreas responsáveis da Unidade do Arquivo Público do Estado, em conformidade com suas atribuições legais. Ficam instituídos um fórum deliberativo, uma equipe executiva e um grupo de trabalho com servidores do APESP.

O Programa contará com uma secretaria executiva, vinculada ao Centro de Preservação do APESP, para assessorar e desenvolver atividades características de apoio administrativo decorrentes do programa.

Para o coordenador, Thiago Nicodemo, o Programa de Gerenciamento de Riscos do APESP é resultado do esforço conjunto de diversos profissionais do Arquivo e poderá ser referência para outras instituições. “A publicação da portaria é fruto de um trabalho intenso, principalmente nos últimos três anos, realizando o controle de riscos e adaptação da infraestrutura física e tecnológica do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Essa adequação é um pré-requisito para a manutenção e estabilidade de um repositório digital confiável”, informa.

Conheça os seis principais objetivos do Programa de Gerenciamento de Riscos na Unidade do Arquivo Público do Estado:

1 - Planejar e coordenar ações de identificação, análise, avaliação dos fatores de riscos, além do monitoramento contínuo, visando a eliminação, redução ou contenção de eventuais riscos ao acervo;

2 - Vistoriar, monitorar, avaliar, diagnosticar e registrar as condições ambientais das reservas técnicas e locais de manuseio do acervo, bem como identificar sinais de deterioração nos edifícios, visando assegurar os melhores usos dos espaços e garantir a segurança do acervo, da saúde dos servidores, colaboradores terceirizados e usuários;

3 - Zelar pela infraestrutura física e tecnológica aplicada à preservação e segurança do acervo, visando evitar a ocorrência de sinistros, em especial riscos de incêndio, acidentes com água, ações criminosas e dissociação;

4 - Constituir Grupo de Atendimento a Desastres com a atribuição de atuar nas situações de desastres ou sinistros de qualquer ordem que afetem o patrimônio documental custodiado pela UAPESP;

5 - Definir Planos ou Procedimentos de Emergências, considerando cada um dos riscos ao patrimônio documental custodiado pela UAPESP; e

6 - Fomentar a cooperação com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, como estratégia para facilitar o compartilhamento de informações, métodos e técnicas, bem como a formação de recursos humanos em matéria de preservação de acervo.


Acesse a Portaria UAPESP n. 1, de 12.06.2023, publicada em 13.06, que institui o Programa de Gerenciamento de Riscos na Unidade do Arquivo Público do Estado: http://www.arquivoestado