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Arquivo Público assina Termo de Cooperação com o Tribunal de Contas do Estado visando a gestão documental, preservação e acesso

Publicado em 03/02/2025 | Fonte: APESP/Comunicação

 Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) firmou um Termo de Cooperação com o Tribunal de Contas do Estado (TCESP) para o desenvolvimento de ações integradas voltadas à gestão e preservação de documentos, dados e informações governamentais, acesso à informação e ações de difusão no âmbito da Administração Estadual e dos Municípios Paulistas, com exceção da capital.

O acordo também prevê a elaboração do plano de classificação e das tabelas de temporalidade das atividades-meio e atividades-fim do TCESP. E ainda, a avaliação da massa documental acumulada pelo órgão, visando sua destinação segura por meio de eliminação criteriosa de documentos. Para isso, o APESP prestará orientação técnica à Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso – CADA do Tribunal de Contas.

Para fortalecer a Transparência Pública, até 2029 serão realizados eventos anuais para gestores e servidores públicos abordando a aplicação efetiva da Lei de Acesso à Informação (LAI) e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nas esferas estadual e municipal, fomentando, em especial, a criação de Arquivos Públicos Municipais.

Serão oferecidos cursos e ações diversas de capacitação para servidores dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual e dos municípios do Estado de São Paulo sobre gestão documental, preservação e acesso a documentos públicos físicos e digitais.

O APESP irá colaborar ainda na implantação do Centro de Memória do TCESP, apoiando o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à memória institucional através de publicações conjuntas, cursos de atualização e demais ações de difusão da memória institucional do TCE.

A parceria do APESP com o TCESP existe desde 2018, quando foi firmado um Termo de Cooperação Técnica entre as duas instituições, em 28 de janeiro daquele ano, em que também foi lançado o “Guia Técnico de Transparência Municipal”, importante ferramenta para que prefeituras e câmaras possam implementar políticas de gestão documental e acesso à informação. O guia foi fundamental durante a implantação da Lei de Acesso à Informação no Estado de São Paulo.

O APESP também participou das comemorações do centenário do TCESP, principalmente com a pesquisa de documentos históricos para o livro “A História do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – Primeiro Centenário”, publicado em setembro do ano passado.

Nesse caso, a pesquisa percorreu os acervos textual, cartográfico e iconográfico permitindo mapear e inserir o TCESP no contexto da Primeira República brasileira, destacando o papel do político de Júlio Prestes para a criação da instituição.

Entre os documentos encontrados pela equipe de historiadores está o ofício que Jorge Tibiriçá enviou para José Manoel Lobo, secretário do Interior, estabelecendo a criação do Tribunal em 6 de maio de 1924. Tibiriçá se tornaria o primeiro presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Por este trabalho conjunto, o diretor do APESP, Thiago Nicodemo, recebeu em nome do Arquivo, a “Medalha Presidente Washington Luís”, em sessão especial realizada durante as comemorações do Centenário do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Na oportunidade, o presidente do TCESP, conselheiro Renato Martins Costa, destacou a importância dessa relação: “O trabalho do Thiago e da equipe do Arquivo Público, como verdadeiros arqueólogos documentais, conseguiu resgatar muita coisa, senão, quase tudo. Fica aqui a expressão de gratidão, admiração e respeito que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo tem pelo trabalho realizado pelo Arquivo Público do Estado. É um trabalho que merece ser valorizado e reconhecido. Temos parcerias pela frente. Nós vamos estabelecer instrumentos de gestão documental para o Tribunal”, revela.

Ao celebrar a assinatura do Termo de cooperação, Thiago Nicodemo, comentou: “o Arquivo e o TCE são instituições parceiras, incumbidas do controle de documentos públicos, zelando pela transparência e pelo princípio da responsabilidade, pilares fundamentais da democracia. Graças à capacidade técnica das equipes, esperamos realizar muitas ações significativas para a gestão documental paulista”.