Topo

APESP recebe 56 fitas de áudio com gravações de Samuel Wainer, fundador do Última Hora

Publicado em 07/08/2024 | Fonte: APESP/Comunicação

O mês de agosto começou com uma importante aquisição para o acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo. A artista plástica Pinky Wainer doou 56 fitas cassetes com gravações de seu pai, o jornalista Samuel Wainer, fundador do jornal Última Hora. 

Pinky esteve no Arquivo na segunda-feira (05) para formalizar a doação, em reunião com o coordenador do APESP, Thiago Nicodemo, com a diretora do departamento de Preservação e Difusão do Acervo, Camila Brandi e com o diretor do Centro de Difusão e Apoio à Pesquisa, Guilherme Lopes Vieira. As fitas cassetes foram recebidas pela diretora do Centro de Acervo Iconográfico e Cartográfico, Noemi Andreza da Penha.

O APESP detém no Fundo Última Hora a documentação acumulada pelo setor de Arquivo Técnico do jornal (antigo Departamento de Arquivo Fotográfico) entre as décadas de 1950 e 1970. A atividade-fim do Arquivo Técnico era auxiliar a redação, provendo o corpo redatorial de fotos, negativos, informes, datas, entre outros, valendo-se, para isso, de armazenamento e acúmulo da documentação produzida pela própria redação para publicação do jornal. 

O fundo é composto por 275 volumes do periódico, 166.000 fotografias, 500.000 negativos, 2.223 ilustrações e 88 rolos de microfilme. Mais informações no Guia do Acervo.

Da esquerda para a direita: Camila Brandi, diretora do DPDA, Noemi Andreza da Penha, diretora do CAIC, Pinky Wainer, segurando um retrato de Samuel Wainer e Thiago Nicodemo, coordenador do APESP.