O
Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) inicia o projeto ‘Memória das
Águas do Estado de São Paulo’, que tem como objetivo preservar os acervos
documentais relativos à gestão, fornecimento, usos e controle dos recursos
hídricos do Estado de São Paulo.
O
objetivo é mapear, identificar, realizar avaliação da massa documental
acumulada e recolher ao APESP os acervos relacionados aos recursos hídricos do
estado produzidos e acumulados pelos quatro órgãos parceiros do projeto: Companhia
de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) e Empresa Metropolitana de
Águas e Energia S.A. (EMAE), que deverão ser privatizadas, Departamento de Águas
e Energia Elétrica (DAEE) e Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e
Logística (SEMIL).
Para
iniciar o projeto e mostrar sua importância, o APESP convidou as Comissões de
Avaliação de Documentos e Acesso (CADAs) dessas quatro entidades
parceiras. A apresentação aconteceu no Arquivo Público, na última terça-feira,
30 de janeiro, contando com as equipes dos seus dois departamentos. Pelo
DGSAESP participaram o CGD e o CAA, e pelo DPDA compareceram as equipes do CAP,
CAIC e CP. Estiveram presentes também o Coordenador do APESP, Thiago Nicodemo e
a diretora do DGSAESP, Ieda Bernardes.
“A água é o recurso natural mais importante do
planeta no século 21. Nesse contexto, é fundamental que o Arquivo Público
trabalhe na preservação de todos os acervos do Estado de São Paulo que dizem
respeito aos recursos hídricos. Os documentos a serem recolhidos se juntarão
aos que já temos sobre águas e infraestrutura, tornando-se referências valiosas
para futuros estudos e projetos”, afirma Thiago Nicodemo, coordenador do APESP.
Após a identificação desses acervos, as equipes
envolvidas (APESP e CADAs) aplicarão a metodologia de avaliação dinâmica da
Massa Documental Acumulada (MDA), visando o recolhimento ao APESP dos acervos
representativos da memória das águas do estado.
Entre as ações previstas até o encerramento do
projeto, no final de 2024, está a elaboração de um plano de trabalho com as
respectivas CADAs e com os responsáveis pelos acervos. O Arquivo Público acompanhará
o cumprimento do plano e também irá orientar o arquivamento e a eliminação de
documentos que já cumpriram prazo de guarda de acordo com as Tabelas de
Temporalidade de Documentos (TTD).
Finalmente, deverão ser recolhidos para a guarda
permanente do APESP todos aqueles documentos identificados com valor histórico
para que se possa contar a história da gestão dos recursos hídricos do Estado
de São Paulo. Estão previstas também a gravação de entrevistas e a produção de
podcasts com servidores e especialistas que irão nos ajudar a contar esta trajetória.
Para o diretor do Centro de Gestão Documental,
Alexandre Bianchi, “numa inédita parceria do APESP com DAEE, EMAE, SABESP e
SEMIL, o projeto tem extrema relevância para que se possa reunir e preservar a
memória e o conhecimento sobre a gestão dos recursos hídricos em nosso estado”.
Em breve teremos mais informações sobre o
desenvolvimento do projeto Memória das Águas do Estado de São Paulo. Acompanhe
no site e nas redes sociais do Arquivo Público.