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Personagens da formação do SAESP
Sala do Prof. Witter, na antiga sede do Arquivo do Estado (1984), à Rua Dona Antônia de Queirós.
A partir da esquerda: José Sebastião Witter, Ana Maria de Almeida Camargo, Heloísa Liberalli Bellotto.
Acervo: APESP
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Personagens da formação do SAESP
Sala do Prof. Witter, na antiga sede do Arquivo do Estado (1984), à Rua Dona Antônia de Queirós.
A partir da esquerda: Daise Apparecida de Oliveira, Sérgio Bilotta e Arlete Maria Roveri.
Acervo: APESP
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Fotografia da assinatura do Decreto nº 22.789, instituindo o SAESP, em 19 de outubro de 1984, br>
no Salão dos Despachos do Palácio dos Bandeirantes
A partir da esquerda: José Honório Rodrigues, Fernando Gomes de Morais, André Franco Montoro, Jorge Cunha Lima, Francisco de Assis Barbosa, uma senhora não identificada, e José Maria Jardim.
Acervo: APESP
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Decreto 22.789, de 19 de outubro de 1984, em versão digital. Institui o Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo - SAESP
Acervo: APESP
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Decreto 22.789, de 19 de outubro de 1984, em versão digital. Institui o Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo - SAESP
Acervo: APESP
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Revista Arquivo: boletim histórico e informativo. São Paulo: Arquivo do Estado, v. 5, n. 4, out-dez 1984.
Esta publicação dedicada à criação do SAESP reproduziu os discursos da cerimônia de assinatura do Decreto nº 22.789/1984, e os principais documentos que completam esse instrumento legal.
Em seu editorial, a revista Arquivo ressaltou que Franco Montoro atendeu aos apelos “[...] Dos historiadores, dos arquivistas, dos estudantes, dos professores e da própria população, no sentido de evitar o desaparecimento sistemático de documentos históricos do maior valor para a recuperação do nosso passado, próximo ou distante [...]” (p.111).
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Publicação voltada para a implantação do SAESP
Livreto Projeto de implantação do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo. São Paulo: Arquivo do Estado, 1985, disponível na Biblioteca do Arquivo Público do Estado.
O livreto apresenta as etapas previstas: sensibilização dos envolvidos, curso de gestão de documentos, diagnóstico do fluxo e da massa documental, elaboração de Planos de Classificação e Tabelas de Temporalidade.
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Folder Sistema Estadual de Arquivos, br>
com as informações básicas sobre o funcionamento do SAESP aos moldes de então (um lado).
São Paulo: Secretaria da Cultura, 1987 (Folder, 780 x 390, paisagem, quatro dobras, frente e verso).
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Folder Sistema Estadual de Arquivos, br>
com as informações básicas sobre o funcionamento do SAESP aos moldes de então (outro lado).
São Paulo: Secretaria da Cultura, 1987 (Folder, 780 x 390, paisagem, quatro dobras, frente e verso).
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Foto do diagnóstico de 1989
Todo esse estudo revelou a existência de mais de 102 mil metros lineares de documentos, desde o ano de 1870, que se encontravam dispersos por 20 Secretarias de Estado.
Livro Diagnóstico da situação dos arquivos do Estado de São Paulo: órgãos da administração direta sediados na capital. São Paulo: Secretaria da Cultura, 1987, disponível na Biblioteca do Arquivo Público do Estado.
Acervo: 025.171-S24D.APESP
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Abraço ao prédio do Arquivo do Estado
Ato público promovido pela comunidade arquivística para lançamento do Comitê em defesa do Arquivo do Estado - “S.O.S. Cidadania: o arquivo está morrendo”, agosto de 1995.
Acervo: APESP
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Abraço ao prédio do Arquivo do Estado
Folheto do movimento “S.O.S. Cidadania: o Arquivo está morrendo”, agosto de 1995.
Acervo: APESP
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Inauguração da sede própria do Arquivo do Estado
Fotografia de visita à exposição “O Arquivo do Estado – sua história”, durante a inauguração da sede própria do Arquivo do Estado, em 22/04/1997.
Da esquerda para a direita, em primeiro plano: o ex-secretário de Cultura, Ciência e Tecnologia, José Mindlin; o Governador Mário Covas; e o Secretário da Cultura, Marcos Ribeiro Mendonça.
Acervo: APESP
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Banner de lançamento da Tabela de Temporalidade
Banner de lançamento do Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos da Administração Pública do Estado de São Paulo: Atividade-Meio, São Paulo: Arquivo do Estado, 2005.
Aprovados pelo Decreto nº 48.898, de 27 de agosto de 2004
Acervo: APESP
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Foto do lançamento do livro referência para tabela de temporalidade para municípios
A professora Daise Apparecida Oliveira autografando o livro Planos de Classificação e Tabelas de Temporalidade de Documentos para as Administrações Públicas Municipais em evento promovido pelo Centro de Assistência aos Municípios, em junho de 2012.
Para acessar o livro:
http:// www.arquivoestado.sp.gov.br/ site/ assets/ publicacao/ anexo/ planos_ de_ classificacao_ e_ tabelas_ de_ temporalidade_ de_ documentos_ para_ as_ administracoes_ publicas_ municipais.pdf
Acervo: APESP
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Banner Publicações do “Projeto Como Fazer“
O “Projeto Como Fazer” foi criado em 1996 pela Comissão de Cursos do extinto Núcleo Regional de São Paulo da Associação Brasileira de Arquivologia (AAB-SP). Esse projeto realizou oficinas de trabalho que abordavam temas fundamentais da Arquivologia, tanto em seu aspecto teórico quanto metodológico e operacional, capacitando o aluno a planejar e realizar as atividades inerentes ao tema abordado.
Entre 1997 e 2006, o “Projeto Como Fazer” contou com a participação de 4.163 pessoas, realizando 61 oficinas entre 1997 e 2006, resultando na publicação de 10 volumes.
Para acessar essas publicações:
http:// www.arquivoestado.sp.gov.br/ site/ publicacoes/ tecnica
Acervo: APESP
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Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Arquivo do Estado e o Ministério Público do Estado de São Paulo
Termo renovado e ampliado em 23/11/2009. Assinado pela primeira vez no ano de 2000, e que desde então tem sido uma importante ferramenta no processo de sensibilização das autoridades municipais, viabilizando inclusive a realização dos “Encontros Paulistas sobre Gestão Documental Pública: por uma política municipal de arquivos”.
Assinando os termos estão: Da esquerda para a direita: o ex Secretário-Chefe da Casa Civil, Dr. Aloysio Nunes Ferreira Filho; e o Procurador-Geral de Justiça, Dr. Fernando Grella Vieira. No fundo, ao centro: ex-Coordenador do Arquivo Público do Estado, Prof. Dr. Carlos de Almeida Prado Bacellar.
Foto: 23/11/2009
Acervo: APESP
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Inauguração do novo prédio
Descerramento da Placa de Inauguração da nova sede do Arquivo Público do Estado, em 18/06/2012. Da esquerda para direita: Alberto Goldman, Geraldo Alckmin, José Gregori, Sidney Beraldo, Carlos de Almeida Prado Bacellar.
Acervo: APESP