Topo

Primeiro lote do acervo da Companhia Paulista de Obras e Serviços chega ao Arquivo Público

Publicado em 21/12/2018 | Fonte: APESP/Comunicação

Hoje o Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) recebeu o primeiro lote de recolhimento do acervo de textos, mapas e plantas da Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS), que sucedeu o extinto Departamento de Edifícios e Obras Públicas (DOP). Chegaram ao APESP onze caixas de projetos técnicos e 94 tubos de plantas.

Os demais lotes devem ser trazidos ao Arquivo assim que a CPOS realizar o tratamento técnico envolvendo avaliação, descrição, higienização e acondicionamento em cada lote. Ao todo fazem parte do acervo cerca de 15 mil tubos com aproximadamente 120 mil plantas e mapas e milhares de caixas de documentos textuais.

Neste primeiro lote o processo mais antigo é o da construção e conservação do edifício do 3º Grupo Escolar de Campinas, com data de 1909. O mais recente tem data de 1984, de reformas das salas de aula do Conservatório Dramático Dr. Carlos de Campos, em Tatuí.

Segundo Benedito Vanelli do Carmo Neto, diretor técnico do Núcleo de Monitoria e Fiscalização do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (SAESP), esta é uma documentação de grande valor para pesquisa, porque trata de uma atividade de um período em que o governo realizava diretamente a elaboração de projetos e a execução das obras públicas, sem a contratação de empresas. O recolhimento para o APESP também garante a preservação e o acesso público a este acervo.

O recolhimento seguiu as normas do Decreto nº 48.897/2004 e os procedimentos técnicos da Instrução Normativa APE/SAESP nº 2/2010. Mais informações sobre consultas ao acervo estarão disponíveis em breve.


Equipe do Centro de Acervo Iconográfico e Cartográfico (CAIC) e representante da CPOS em recolhimento de acervo no APESP



Neste primeiro lote chegaram 11 caixas de projetos técnicos e 94 tubos de plantas e mapas da Companhia Paulista de Obras e Serviços