Topo

Arquivo Público realiza treinamento sobre eliminação de documentos no Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo

Publicado em 09/05/2023 | Fonte: APESP/Comunicação

Na última quarta-feira (3), a equipe do Centro de Gestão Documental (CGD) do APESP esteve no Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP) para realizar um treinamento sobre eliminação de documentos, em conjunto com a Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso (CADA) do instituto.

A capacitação teve por objetivo apresentar um panorama atualizado sobre os procedimentos burocráticos necessários a serem seguidos para a realização correta do processo de eliminação de documentos na autarquia, pois recentemente foi publicada a tabela de temporalidade de documentos das atividades-fim do Ipem-SP. 

O diretor técnico Alexandre Bianchi, do CGD/APESP, apresentou a gestão documental como condição necessária para o acesso à informação, transparência na administração pública, segurança e preservação da memória institucional. 

Bianchi também explicou sobre o plano de classificação, gerenciamento de documentos, tempo de guarda, as responsabilidades atribuídas a cada órgão e o procedimento burocrático, mediante a passo a passo, para a eliminação de documentos, abordando também as principais consequências e impactos que o descarte realizado de forma inadequada poderia ocasionar.

Também esteve presente no treinamento Bruno Cunha, do CGD, servidor responsável pela execução das atividades de capacitação e orientação para elaboração dos instrumentos de gestão e implementação a política arquivística dos órgãos da administração direta e indireta do Estado de São Paulo. 

Roberto Luiz Brandão Filho, coordenador da CADA e também gestor da Assessoria de Gestão da Qualidade (AGQ) do IPEM-SP, realizou a abertura enfatizando a importância da responsabilidade e o comprometimento por parte dos setores e servidores envolvidos na realização do trabalho.

O treinamento ocorreu no auditório Antônio Cortazzo, no térreo do prédio sede do IPEM_SP, e foi transmitido ao vivo por meio da plataforma Teams aos servidores da capital e interior. 



O diretor técnico Alexandre Bianchi, do Centro de Gestão Documental do APESP.



Comissão de Avaliação de Documentos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP).