Topo

APESP recebe novo lote com 1700 tubos de plantas da CPOS

Publicado em 06/12/2019 | Fonte: APESP/Comunicação

Na quarta-feira (4) foram entregues no Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) 1700 tubos com cerca de 25 mil plantas de edificações públicas da capital e do interior, parte dos 15.500 tubos que estão sendo transferidos da Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS) para o APESP. A diretora do Núcleo de Acervo Cartográfico, Janaina Yamamoto, informa que o Arquivo receberá nos próximos meses a maior parte, cerca de 14 mil tubos, completando o acervo da companhia. Quando todos os documentos estiverem inventariados e com instrumentos de pesquisa, será dado o acesso ao público.

Ainda na CPOS este acervo está sendo conferido e organizado pela equipe da Área de Serviço Geral de Arquivos (ASGA), que é responsável pelo envio ao APESP. Segundo Walter José Soares, da CPOS, no acervo estão plantas de prédios, pontes, hospitais, escolas, equipamentos culturais e outras edificações. Os antigos tubos são abertos e cada planta é conferida com informações de um banco de dados, higienizada e acondicionada para o transporte. São identificados e conferidos cerca de 140 tubos por dia, por cinco funcionários da ASGA.

500 mil documentos

Para 2020 está prevista a chegada de outros acervos além deste da CPOS para o APESP, oriundos da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), somando, apenas de acervo cartográfico, mais de 500 mil documentos.

As instituições onde os acervos estão originalmente recebem orientação e acompanhamento de profissionais do APESP que fazem parte do Núcleo de Monitoria e Fiscalização, as condições dos acervos também são verificadas pelo Núcleo de Conservação e a melhor embalagem para guardar e transportar os documentos é pensada pelo Núcleo de Acondicionamento, entre outros setores envolvidos.



Após a chegada de todos os documentos ao APESP serão feitos o inventário e os instrumentos de pesquisa


Parte da equipe da CPOS (Walter José Soares, Antônio Wilson, Roberto Carlos da Silva e Felipe Rocha) com os tubos de acervo que estão sendo transferidos ao APESP