Topo

APESP inicia divulgação do jornal O Movimento

Publicado em 10/05/2023 | Fonte: Vânia Silva/Comunicação/APESP

Entre os documentos pouco pesquisados do Arquivo Público estão aqueles que compõem o acervo textual do Jornal Movimento. Neste fundo estão diversas tipologias documentais, como pautas de reuniões, manifestos públicos, propostas de matérias, cartas de colaboradores e leitores, relatórios financeiros, listas de matérias e fotografias censuradas, entre outras, que ajudam a entender o funcionamento da redação, da administração, dos setores de vendas, das sucursais e da relação do jornal com seu público. 

Importante fonte de pesquisa para jornalistas, estudantes, historiadores e demais interessados em conhecer a estrutura de um jornal por trás de suas páginas impressas. O que mais impressiona neste acervo é sua organização, que permite ao pesquisador buscar informações detalhadas sobre diferentes aspectos do empreendimento jornalístico.

É possível analisar o planejamento de pautas, a organização do espelho do jornal (distribuição de temas em cada página), ao mesmo tempo em que a constante crise financeira está amplamente documentada. Ali estão também as discussões, apoios e divergências que surgem nas cartas endereçadas para o diretor Raimundo Rodrigues Pereira; as opiniões, propostas e queixas de alguns colaboradores; os rumos discutidos pelo Conselho Editorial; além do registro da constante censura de matérias que desafiavam o impresso desde sua criação. Estas são apenas algumas vertentes de pesquisa possíveis ao acessar essa documentação.

Os jornais estão digitalizados. Para acessá-los, clique AQUI.

Nas próximas semanas lançaremos mais conteúdos com diferentes abordagens sobre a documentação.