Topo

Estrutura

Reconhecido como o mais moderno arquivo público do Brasil, a nova sede do APESP, inaugurada em 2012, foi projetada por uma equipe multidisciplinar composta por engenheiros, arquitetos, conservadores e arquivistas que pela primeira vez no país pensaram em construir um espaço físico adequado e exclusivo para a guarda de documentos. Trata-se do primeiro edifício projetado especialmente para arquivos de grande porte.

Com um total de 23 mil metros quadrados de área construída, o prédio possui dez andares, sendo cinco com pé-direito duplo destinados exclusivamente para a reserva técnica – área onde está localizada toda a documentação permanente sob guarda do APESP.

O novo edifício foi projetado para contar com estrutura extremamente reforçada para suportar o peso de um acervo estimado em 70 Km de documentação e uma carga de 2.600kg/m², bem acima de qualquer edifício residencial e comercial de área semelhante. É recoberto por placas térmicas na parte externa, que previnem o aquecimento e economizam gastos com climatização. Conta ainda com sistema automatizado de sprinklers para combate a incêndios.

Na parte externa do prédio há um reservatório com 1 milhão e 600 mil litros de água que alimentam o sistema de ar condicionado e também para uso em caso de incêndio.

As instalações do Arquivo Público possuem rampas, elevadores e amplos corredores para pessoas com deficiência, moderno sistema de vigilância com câmeras e controle de acesso biométrico onde só entram funcionários autorizados.

Para preservar o patrimônio documental, os depósitos para guarda de acervos dispõem de climatização controlada, prevenção de infestações por pragas e mobiliário adaptado para diversos tipos de suporte, tais como jornais, revistas, manuscritos, fotografias, mapas e livros.

Os laboratórios do Centro de Preservação foram totalmente reformados e ampliados, possibilitando ações de conservação preventiva, restauro, microfilmagem, digitalização, confecção de acondicionamento adequado, além de fiscalizar o recebimento de novos documentos de guarda permanente, garantindo que estejam em condições de serem incorporados ao acervo, sem oferecimento de riscos aos documentos sob responsabilidade da instituição.


Veja mais fotos no Flickr do Arquivo.