Na próxima terça-feira (22), acontece no Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), o evento comemorativo dos 40 anos da implementação do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (SAESP). O evento "SAESP: 40 anos contribuindo para a gestão documental, preservação da memória e o acesso à informação" será das 9h00 às 13h00, no auditório do APESP, próximo à estação Portuguesa - Tietê do Metrô.
O evento tem como intuito apresentar estudos, reflexões de especialistas e depoimentos de profissionais que atuaram na área desde sua implementação e que contribuíram para a promoção da gestão documental no estado de São Paulo durante todos esses anos.
O Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (SAESP) foi instituído em 19 de outubro de 1984, por meio do Decreto nº 22.789, e tem como objetivos promover a gestão documental, proteger, preservar e facilitar o acesso aos documentos públicos. O decreto estabeleceu também, que era da responsabilidade do APESP atuar como órgão central do Sistema.
Durante os 40 anos do SAESP, o Arquivo Público do Estado estabeleceu um amplo conjunto de leis e normas que servem para orientar a política estadual de arquivos, além de criar instrumentos de gestão documental como planos de classificação, tabelas de temporalidade, manuais e um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos.
As tecnologias arquivísticas desenvolvidas pelo SAESP têm sido compartilhadas com todos os órgãos e entidades do Executivo Paulista, além de contribuírem com a história da arquivologia nacional.
Além de acontecer presencialmente, o evento será transmitido pelo nosso canal do YouTube. Você pode se inscrever e conferir a programação pelo link do evento.