Topo

Arquivo Público comemora 132 anos com oficinas culturais, palestra e podcast

Publicado em 01/04/2024 | Fonte: APESP/Comunicação

Para comemorar os 132 anos do Arquivo Público do Estado de São Paulo, a instituição realiza atividades entre os dias 2 e 4 de abril. Haverá oficinas culturais, visitas guiadas e uma mesa de debates, todas com temas relacionados à exposição Presença Negra no Arquivo, que segue em cartaz até novembro. Também serão lançados os dois primeiros episódios do Podcast do Arquivo, disponível nas principais plataformas de áudio. 

As atividades iniciam-se na terça-feira (02/04), das 10h00 às 12h00, com a oficina “Ideogramas Adinkra como base para construção tipográfica”, na qual os alunos poderão conhecer a cultura africana por meio da apresentação do sistema de escrita Adinkra, além de entender o processo criativo na construção tipográfica aplicado na identidade visual da exposição. Os servidores do Arquivo, Isaura Bonavita e Marcio Hirosse serão os responsáveis pela atividade. 

Nos dias 2 e 3, das 14h00 às 16h00, acontecerá a oficina de encadernação de brochura costurada “Escrita de si: um registro diário”. A oficina traz a emblemática figura de Carolina Maria de Jesus presente em 80 imagens do acervo iconográfico do Fundo Última Hora e celebra os 110 anos do seu nascimento, com o fazer de um diário. A atividade será ministrada pelos servidores do APESP, Diego Morais e Isaura Bonavita. Serão 16 vagas para cada dia de oficina, com participantes acima dos 16 anos. As inscrições estão abertas em: https://www.arquivoestado.sp.gov.br/web/eventos 

Encerrando as comemorações, no dia 4 de abril, acontece o evento “Presença Negra no Arquivo: experiências curatoriais, educativas e de difusão do acervo”, começando às 10h00 com a visita mediada à exposição e apresentação dos textos gravados sobre Luís Gama e Tiodora (personalidades que estão presentes na exposição). Às 10h30, o coordenador do APESP, Thiago Nicodemo, fará o lançamento do Podcast do Arquivo, com a apresentação de dois episódios. Sendo o primeiro uma entrevista com o historiador Bruno Lima, sobre a pesquisa em torno de Luís Gama; e o segundo episódio com a equipe que produziu e fez a montagem da exposição “Presença Negra no Arquivo”, entrevistada pelo coordenador. 

Ainda no dia 4, das 11h00 às 12h00 acontecerá a palestra “História, Arquivo e Arte: experiências curatoriais e educativas no Memorial da Resistência de São Paulo”, com a participação de Ana Pato, diretora técnica do Memorial da Resistência e de Guilherme Bertolino, educador do Memorial. A palestra propõe a reflexão sobre como documentos e produções artísticas relacionadas à população negra podem ser utilizados em espaços educativos, com a finalidade de contribuir na discussão sobre a memória, a presença negra e a prática pedagógica antirracista. 

As visitas à exposição “Presença Negra no Arquivo” acontecem nos dias 2 e 3, das 10h00 às 16h00. No dia 4, a visita mediada será apenas às 10h00. 

Inscrições e mais informações em: https://www.arquivoestado.sp.gov.br/web/eventos 

As atividades acontecem no Arquivo Público do Estado de São Paulo:

Rua Voluntários da Pátria, 596. Santana, São Paulo. Ao lado do metrô Portuguesa-Tietê.

Veja a programação da semana: