O Arquivo Público do Estado de São Paulo encerra o ano de 2022 com
a divulgação de sua "Política de Gestão e Preservação de Documentos
Digitais", resultado de dois anos de trabalho de servidores da
instituição.
Parte importante do Programa ArquivoDigital.SP, esta Política
norteará a gestão, a preservação e o acesso aos documentos, dados e informações
produzidos e armazenados em ambiente digital pelos órgãos e entidades
estaduais. Também representa o compromisso com a modernização, a eficiência e a
transparência da Administração Pública Estadual.
Por meio
deste documento, o APESP pretende proteger e preservar o patrimônio digital do
Estado de São Paulo, garantindo sua autenticidade, integridade,
confidencialidade e confiabilidade para o acesso imediato e futuro, visando
promover a pesquisa e a produção de conhecimento, assegurar o exercício de
direitos dos cidadãos e ampliar a transparência da gestão pública.
No texto de
Apresentação do e-book, o coordenador do APESP, Thiago Nicodemo, destaca: "O Arquivo
Público do Estado de São Paulo (APESP), órgão central do Sistema de Arquivos do
Estado de São Paulo (SAESP), está comprometido em buscar soluções técnicas e
sustentáveis que apoiem a transição para um governo digital. (...) Na medida em
que sociedade e Estado se digitalizam, cada vez mais se impõe a tarefa de criar
condições para o uso responsável e inteligente dos dados de Estado visando o
aprimoramento dos serviços e das próprias políticas públicas. Trata-se de consolidar
uma concepção republicana e democrática em que as informações que o Estado
produz e tramita sejam utilizadas em prol do interesse coletivo e da construção
de uma sociedade melhor".