Topo

Plantas de Viagens Exploratórias da Comissão Geográfica e Geológica do Estado De São Paulo

Identificação do documento original: Plantas dos rios Paranapanema e Itapetininga. (extraída do original)

Coleção: Comissão Geográfica e Geológica (CGG).

Data-limite de produção do documento: 1886.

Código de referência do documento original: CGG 32.005.01 a CGG 32.005.17.

Tipo documental: Planta.

Produtor: Documentos produzidos pela Comissão Geográfica e Geológica (CGG), órgão criado pela Lei no. 9 de 27 de março de 1886, ligada ao Governo da Província de São Paulo. Passa a ser subordinado à Secretaria de Estado de Agricultura, Comércio e Obras Públicas (SACOP) a partir de sua criação, em 1891[1]. A CGG foi responsável por explorar os principais rios paulistas em busca dos primeiros dados oficiais quanto à topografia, geologia, climatologia e botânica da província e, posteriormente, do estado. A comissão realizou diversos estudos de campo, plantas, fotografias e relatórios de pesquisa até sua extinção, em 1931. As plantas dos Rios Itapetininga e Paranapanema foram feitas pela equipe da Comissão que realizou a primeira viagem de exploração por esses rios, em 1886, os engenheiros Theodoro F. Sampaio, Francisco de Paula Oliveira e João F. Washington de Aguiar, chefiados por Orville A. Derby.

Dimensão e suporte: 17 plantas dos rios Paranapanema e Itapetininga, em suporte papel, desenhadas em grafite e/ou nanquim. A coleção completa tem 189 plantas.

História arquivística: A documentação produzida pela Comissão Geográfica e Geológica (1886-1931) foi acumulada pelo Instituto Geográfico e Geológico (1938-1965) e pelo Instituto Geográfico e Cartográfico de São Paulo. Foi transferida ao Arquivo Público entre os dias 08 e 19 de maio de 2009, por meio do Termo de Recolhimento de 07 de maio do mesmo ano.

Condições gerais da coleção: Os documentos originais estão em bom estado de conservação. Os mapas encontram-se armazenados em mapotecas do Núcleo de Acervo Cartográfico do APESP.

Descrição: Segmentos de mapas documentando o percurso dos rios Paranapanema e Itapetininga na Província de São Paulo, em escalas de 1:50.000. Nos traçados estão indicações de cidades, bairros, locais de pouso da CGG e fazendas encontradas no trajeto do rio. Também estão representadas as curvas de nível, formações geológicas, acidentes geográficos, tipo de vegetação, distâncias, seções transversais e quilometragem ao longo dos rios explorados.

Informação de contexto: Estes são mapas originais que foram utilizados para ilustrar o relatório da exploração desses rios, publicado pela Imprensa Nacional, do Rio de Janeiro, em 1889, descrevendo detalhadamente o resultado dos estudos de campo sobre botânica, meteorologia, geografia e topografia. Em suas páginas estão mapas e textos com os dados sobre profundidade e largura dos rios em cada trecho, variações de temperatura e condições atmosféricas encontradas, além de observações quanto à qualidade do solo, características da população ribeirinha e costumes de cada local.

Notas
  • [1] Rev. IG, São Paulo, 2(1) :65-81,jan./jun. 1981, p. 66.