A seção Intérpretes do Acervo foi desenhada para divulgar as pesquisas e o conhecimento produzidos com base no acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Nossa proposta é estreitar a relação com os pesquisadores que realizam suas investigações na instituição. Afinal, quem são esses pesquisadores? Qual o perfil das suas pesquisas? O que vêm buscar? Quais as dificuldades encontradas? E, mais do que isso, quais documentos eles buscam, e sob quais perspectivas analisam esses documentos? Sabemos que são inúmeras as abordagens possíveis.
Esta edição nos impôs considerável exercício intelectual para adaptação dessa seção à temática da Revista nº 3. Da forma como é concebida, a seção Intérpretes do Acervo apresenta clareza e coerência quando temos em mente a relação entre o pesquisador que vai ao salão de consultas e o seu objeto de pesquisa (nosso acervo permanente). Entretanto, como transportar essa abordagem quando o tema central da Revista é gestão documental? Quem são os intérpretes? A qual acervo se faz referência?
A equipe de editoria da Revista se reuniu com alguns servidores do Departamento de Gestão para refletir sobre essa instigante questão e buscar caminhos. A resultante nos pareceu surpreendente e nos levou a elaborar um texto genuíno e original, que, certamente, motivará debate. Assim esperamos.
Os intérpretes

Fernando Aparecido de Oliveira Mayer – (Entrevistado em 16/08/2016) - Bacharelado e licenciado em História; mestre em História Social. Hoje está lotado no cargo de Executivo Público na Secretaria de Estado da Saúde, e é membro da Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso da Pasta.

Jaqueline Mara Lorenzetti Martinelli - (Entrevistada em 15/08/2016) - Promotora de Justiça do Ministério Público; atualmente está como Procuradora de Justiça Criminal, atuando no setor de Recursos Extraordinários e Especiais, respondendo ao Supremo Tribunal Federal e ao Supremo Tribunal de Justiça.

Marcelo Assis - (Entrevistado em 17/08/2016) - Graduado em Arquivologia, pós-graduado em Gestão de Projetos, com especialização em Gestão de Processos. Atualmente está como Diretor do Núcleo de Gestão Documental do Arquivo Público de São Paulo.

Sandra Sotnik Gonik - (Entrevistada em 16/08/2016) - Bacharel em História; atualmente está no cargo de Executivo Público na Secretaria de Estado da Saúde e membro da Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso da Pasta.

Sueli Penha da Silva - (Entrevistada em 12/08/2016) - Diretora do Centro de Arquivo e Gestão de Documentos da Secretaria e Defesa da Cidadania e coordenadora da Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso da Pasta.