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Fundação SEADE aprova instrumentos de gestão documental

Publicado em 21/06/2022 | Fonte: APESP/Comunicação

A SEADE - Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados - aprovou e publicou seu Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos das Atividades-Fim (TTD_Fim). A elaboração dos instrumentos de gestão começou em março de 2020, no início da pandemia da Covid-19, seguiu com a publicação do Plano e Tabela em abril deste ano e a homologação, em maio.  

Todo o processo de trabalho utilizou o Sistema de Elaboração de TTD-Fim, que incorpora toda a metodologia de elaboração de instrumentos de gestão documental do APESP, contando sempre com a parceria da Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso (CADA) da Fundação SEADE.

Sob orientação do Núcleo de Assistência Técnica aos Órgãos do SAESP (NATOS), a CADA pesquisou a legislação, estrutura e atribuições da entidade, além de realizar entrevistas com os produtores dos documentos das atividades-fim. Todas essas informações foram devidamente inseridas no Sistema TTD-Fim e analisadas pela equipe do NATOS.


Bruno Pereira Cunha, Executivo Público do NATOS, acompanhou de perto todas as etapas desse trabalho e aponta dois aspectos importantes. “Primeiro, o zelo e os cuidados técnicos da Fundação com a coleta de dados brutos e insumos para a realização das pesquisas e geração dos produtos, que são as estatísticas socioeconômicas e demográficas do estado de São Paulo. Além disso, outro aspecto relevante foi o aprofundamento das discussões relativas aos documentos digitais, bases de dados e sistemas como documentos de arquivo e a necessidade de sua avaliação”, informa o servidor.


Com um importante apoio institucional e sob coordenação da CADA foi proposto e cumprido um cronograma de trabalho que envolveu, de forma colaborativa, os diversos setores das atividades finalísticas da Fundação SEADE. Isso aconteceu apesar de todas as limitações impostas pelas medidas de combate à pandemia de COVID-19 entre 2020 e 2021. Neste período, foram realizadas sete reuniões, sendo uma presencial e as demais on-line, para identificar os documentos finalísticos da entidade.


“Por fim, ressalte-se a importância da elaboração e publicação desses instrumentos de gestão documental como parte fundamental do acesso e da preservação de informações estatísticas para fins de formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas no Estado de São Paulo", complementa Bruno.

A Fundação SEADE é hoje um centro de referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas, realizando pesquisas diretas e levantamentos de informações produzidas por outras fontes, compondo um amplo acervo, disponibilizado gratuitamente, que permite a caracterização de diferentes aspectos da realidade socioeconômica do estado, de suas regiões e municípios e de sua evolução histórica. Além disso, é responsável por informações como o PIB paulista, expectativa de vida, população do estado de São Paulo, entre outras.


Conheçao Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade de Documentos das Atividades-Fim da Fundação SEADE .