Topo

Cinco municípios paulistas estabelecem políticas de arquivo e gestão documental com orientação técnica do CAM nos últimos meses

Publicado em 20/06/2022 | Fonte: APESP/Comunicação

Palmital, Votuporanga, Bom Jesus dos Perdões, Ilhabela e Limeira são alguns dos municípios que receberam orientação técnica do Centro de Assistência aos Municípios (CAM) nos últimos meses, para implementar Arquivos, Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso (CADA) e oficializar instrumentos de gestão documental.

A câmara municipal de Palmital instituiu Arquivo Público Municipal em 22 de fevereiro, por meio da Resolução n. 96, de 22/02/2022. A Prefeitura de Votuporanga constituiu a Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso (CADA), por meio do Decreto n. 14.306, de 3 de março deste ano. O Arquivo Público foi criado em agosto de 2021, por meio da Lei Complementar n. 458.

Em dezembro, Bom Jesus dos Perdões criou o Arquivo Público e definiu diretrizes da política municipal de Gestão Documental (Lei nº 2.601, de 15/12/2021). No mesmo mês, a prefeitura de Limeira tornou oficiais Planos de Classificação e Tabelas de Temporalidade das Atividade-Meio (Decreto nº 472, de 27/12/2021). Um pouco antes, em novembro, Ilhabela oficializou seus Planos de Classificação e Tabelas de Temporalidade de Documentos das Atividades-Meio e Fim (Decreto nº 8.883, de 22/11/2021).

Estas e outras informações sobre câmaras e prefeituras você encontra no Mapa Paulista da Gestão Documental e Acesso à Informação.

Imagem: Pesquisa de prefeituras com Arquivos Públicos, no Mapa Paulista da Gestão Documental e Acesso à Informação.