A Cigarra ilustra o dia–a–dia da Paulicéia

"Leveza e graça" era o lema da Cigarra, que tinha como compromisso entreter, divertir e agradar os seus leitores.
Veja aqui.

Notícias Gráficas mobiliza trabalhadores

No breve intervalo democrático de 1945 a 64, um jornal sindical chama seus leitores à luta.
Veja aqui.

Inicial Ver todos os jornais Ver todas as revistas

A imprensa sindical, de Vargas a Goulart

Um tipo de imprensa bastante dinâmica no Brasil foram os jornais sindicais, dirigidos aos trabalhadores de diversas categorias. Assim como os anarcossindicalistas — aos quais sucederam na direção do movimento operário — os militantes comunistas valorizavam o jornal do sindicato. Editado no Rio de Janeiro no breve intervalo democrático de 1945 a 1964, o Notícias Gráficas foi um "órgão informativo da corporação gráfica", cuja linha era dada pelo Partido Comunista Brasileiro.

Já em seus primeiros números, o boletim mensal manifesta a preocupação com um problema bastante atual: o desemprego causado pelas novas tecnologias.

Mas nem só de problemas sindicais vive o boletim. Prosaicas notícias sobre noivados e aniversários se alternam com comentários sobre as eleições no país, ou fatos como a morte do escritor comunista Graciliano Ramos — que chegou a ser preso durante a ditadura de Vargas.

Ironicamente, em plena ascenção das lutas sindicais, o Notícias Gráficas se preocupava em apoiar o principal herdeiro político de Vargas, o presidente João Goulart. No seu último número, em março daquele ano, o boletim convocava a categoria ao famoso Comício da Central, que precedeu o Golpe de 64, e também o fechamento do Notícias.

Fontes:
– FERREIRA, Maria Nazareth, Imprensa Operária no Brasil, Série Princípios, Editora Ática, São Paulo, 1988.

Notícias Gráficas
Nº 221 – 0/3/1953