A Cigarra ilustra o dia–a–dia da Paulicéia

"Leveza e graça" era o lema da Cigarra, que tinha como compromisso entreter, divertir e agradar os seus leitores.

Notícias Gráficas mobiliza trabalhadores

No breve intervalo democrático de 1945 a 64, um jornal sindical chama seus leitores à luta.
Veja aqui.

Samuel Wainer na festa de inauguração do Ultima Hora.

Samuel Wainer na festa de inauguração do Ultima Hora. Fundo Ultima Hora, APESP.

Ultima Hora revoluciona o jornalismo brasileiro

Na década de 50, surgia um novo modelo de jornal, ágil e dinâmico: a Ultima Hora. Sua receita incluía reportagens vibrantes, defesa da democracia e até uma pitada de sensacionalismo.
Veja aqui.

Jornal combate o capitalismo em duas línguas

Em 1913, os paulistanos ganharam um jornal anarquista em dose dupla. Germinal era escrito em português, e La Barricata em italiano
Veja aqui.

O Malho inova a charge política brasileira

Pioneira entre as revistas ilustradas nacionais, O Malho lança a moderna charge política brasileira.
Veja aqui.

Panóplia dá espaço à intelectualidade brasileira

Fundada em 1917, a revista abrigou em suas páginas colaboradores prestigiosos, falando de arte, literatura e ciência.

Para Todos traz ao Brasil o fascinante mundo do cinema

Ao divulgar no país a cultura cinematográfica americana, a revista ajudou a estabelecer novos costumes e padrões de comportamento na sociedade brasileira.

A Platéa forma a opinião pública em São Paulo

Com guinadas à esquerda e a direita, A Platéa, fundada em 1888, atravessou a história brasileira até 52.
Veja aqui.

Diário de Santos narra a epopéia do saneamento

Para que o porto de Santos assumisse seu lugar privilegiado na economia brasileira, era preciso sanear a cidade. O Diário conta esta façanha da engenharia
Veja aqui.

Lanterna abre fogo contra o clero

Na melhor tradição do anarquismo, o jornal de Edgar Leuenroth combateu a influência da Igreja nos corações e mentes dos brasileiros

Com jornais e revistas, integralismo ganha espaço nos anos 30

Conheça o diário Acção e a revista Anauê!, que usavam técnicas de comunicação de massa para ganhar adeptos ao movimento integralista.

Charge do jornal Movimento

Charge do jornal Movimento, em 25/06/1979. Coleção da Hemeroteca do APESP.
Veja mais na Exposição Virtual da Anistia

Movimento faz campanha pela anistia

De 1975 a 1981, o semanário lutou pelo restabelecimento das liberdades democráticas no país. Sua principal arma: as boas reportagens.

Correio Paulistano atravessa o Império e a Primeira República

Fundado em 1854, o primeiro periódico diário paulista acompanhou e participou dos grandes acontecimentos do país até o fim da República.
Veja aqui.

Vida Moderna dá espaço à nova publicidade

Nos anos 1910, a indústria publicitária redefine a linguagem de veículos da imprensa como essa revista.
Veja aqui.

Escrita abre espaço para autor brasileiro

Na década de 70, uma revista literária revelou novos autores, ressuscitou velhos mestres e tentou responder a pergunta: "O livro está pronto. E agora?"