A Cigarra ilustra o dia–a–dia da Paulicéia

"Leveza e graça" era o lema da Cigarra, que tinha como compromisso entreter, divertir e agradar os seus leitores.
Veja aqui.

Notícias Gráficas mobiliza trabalhadores

No breve intervalo democrático de 1945 a 64, um jornal sindical chama seus leitores à luta.
Veja aqui.

Inicial Ver todos os jornais Ver todas as revistas

O Correio Paulistano: primeiro diário paulista

Primeiro diário da então província de São Paulo, O Correio Paulistano, fundado pelo tipógrafo Joaquim Roberto de Azevedo Marques, circulou de 1854 a 1930, e depois, com intervalos, até 1963. Este jornal, que, ao ser lançado, prometeu total imparcialidade aos seus leitores, estava destinado a fazer história na imprensa paulista.

Inicialmente, O Correio apresentou algumas inovações editoriais. Por sua redação, passaram jornalistas como Pedro Taques de Almeida Alvim — famoso por aceitar, pela primeira vez, artigos de leitores contribuintes — e Américo Campos, defensor das idéias abolicionistas e republicanas. A partir de 1855, e em seguida a uma de suas numerosas crises financeiras, O Correio passou a atuar como órgão oficial de partidos políticos em troca de patrocínio, a despeito de sua promessa inicial de "oferecer uma Imprensa Livre".[*]O Correio Paulistano ano 1; N.º 1 – São Paulo, 26 de junho de 1854.

Ainda nos tempos da Monarquia, o jornal foi um grande formador da opinião pública. Divulgou cartas do leitor na sua "seção livre", participou da abolição da escravatura, lutou pela construção da Estrada de Ferro Santos⁄Jundiaí, e defendeu a Proclamação da República.

Logo após tomar posse, em 1930, o ditador Getúlio Vargas ordenou o fechamento das instalações do jornal. Depois disso O Correio Paulistano permaneceu por quatro anos sem ser publicado. Ao retornar, manteve sua ligação, inclusive financeira, com o Partido Republicano Paulista, até 1955. A última publicação do periódico foi em 31 de julho de 1963.

Fontes:
– Consulta a coleção de microfilmes do jornal O Correio Paulistano do Arquivo Público do Estado.
– FREITAS, Afonso A. de – A Imprensa Periódica de São Paulo desde Seus Primórdios em 1823 até 1914. São Paulo, 1914.
– SODRÉ, Nelson Werneck – A História da Imprensa no Brasil. RJ, Civilização Brasileira, 1966.

O Correio Paulistano
Nº 16.997 – 26/11/1910

O Correio Paulistano
Nº 19.873 – 1/11/1918