Memória da Educação

Destaques

O documento que apresentamos nesse Destaque é a revista intitulada A Escola. O exemplar foi publicado em 1904 no atual município de São Manuel, anteriormente denominado São Manoel do Paraizo, interior do Estado de São Paulo.

Podemos observar, em sua primeira página, que a revista é uma publicação produzida para o público infantil – “Tudo o que ella publicar será escripto ao alcance de seus infantis leitores”. Porém, com o olhar de hoje, podemos observar ao longo de suas oito páginas, a linguagem rebuscada, a complexidade das temáticas e a carência de recursos interativos.

Vários assuntos são abordados, como lições sobre elementos da natureza, questões filosóficas, civilidade, notícias nacionais e mundiais. Na página 3, por exemplo, a “reportagem” Grupo Escolar – Dr. Augusto Reis traz informações de como deve ser o professor da escola moderna.

A partir dessa publicação, podemos levantar vários aspectos da educação do começo do século XX no Estado de São Paulo e, assim, apontar algumas questões como o “ideal” de professor, os valores morais que os alunos deveriam aprender na escola, o conteúdo ensinado, entre outras.

Tendo em vista os questionamentos levantados nessa breve análise, não podemos deixar de pontuar que a revista A Escola é um documento histórico e que, portanto, reflete a conjuntura na qual foi produzida.

Destaques anteriores