Memória da Educação

Sites Relacionados

Centro de Memória da Educação – FEUSP
http://www.cme.fe.usp.br/
Apresenta a instituição e suas atividades e projetos de preservação de conjuntos documentais. Abriga Banco de Entrevista baseado em um projeto de história oral sobre eduação.

Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (1810 a 2005) – FEUSP
http://www2.fe.usp.br/estrutura/livres/index.htm
Banco de dados que disponibiliza pela internet o acesso à produção das diversas disciplinas escolares brasileiras desde o século XIX até os dias atuais e, fornece referenciais e fontes. A organização do LIVRES caracteriza-se por ser alimentado e ampliado constantemente pelas pesquisas de uma equipe de especialistas da área, que analisam o livro.

Centro de Referência em Educação Mário Covas – Memorial da Educação
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/memorial.php
Apresenta a instituição, e disponibiliza acesso digital a diversos materiais: exposição virtual,fotografias antigas de escolas públicas do estado com texto sobre a história de cada uma, banco de depoimentos (história oral).

Centro de Memória da Faculdade de Educação da UNICAMP
http://www.fe.unicamp.br/servicos/centro_memoria/index.htm
Apresenta a instituição e os documentos trabalhados com possibilidade de acesso digital: imagens de leis e decretos, e também  acesso a um banco de dados que reúne material sobre a Inspeção Médica Escolar de São Paulo (a busca é feita por palavra-chave, data-limite e tipo de documento).

Memórias e Histórias da Educação Profissional em São Paulo (Centro Paula Souza)
http://www.cpscetec.com.br/memorias/index.html
Site destinado a reunir informações e instituições que tratem da memória das escolas técnicas, especialmente as que atualmente estão vinculadas ao Centro Paula Souza. Disponibiliza fotografias antigas dos prédios escolares.

Memória na Educação da Bahia
http://www.promeba.uneb.br/
O site apresenta estudos desenvolvidos por professores pesquisadores da UNEB em torno da discussão sobre processos civilizatórios, educação, memória e pluralidade cultural.

HISTEDBR – Navegando na História da Educação
http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/index.html
HISTEDBR é um grupo de estudos e pesquisas em “História, Sociedade e Educação no Brasil”. Esse grupo é composto por diversos pesquisadores e disponibiliza artigos sobre a temática da educação, referência bibliográfica e documental, fontes escritas e iconográficas, vídeos.

Resgate de Memória da Escola Normal e Escola Caetano de Campos
http://www.iecc.com.br
O site é resultado de pesquisa sobre a história da Escola, entrevistas com ex-alunos, diretores e professores e visitas ao acervo do CRE Mário Covas, que é responsável por este acervo.