Memória da Educação

Anuários

Encontram-se já digitalizados os Annuarios do Ensino do Estado de São Paulo que foram produzidos entre os anos de 1907 e 1937 pela Directoria Geral da Instrucção Publica, subordinada à Secretaria dos Negócios e do Interior, e também pela Directoria do Ensino, ligada à Secretaria da Educação e Saúde Pública.

O conteúdo desta publicação é composto por informações provenientes dos relatórios anuais, expedidos pelas Delegacias Regionais de Ensino da capital e do interior do estado. Essas, por sua vez, registravam as atividades escolares de suas jurisdições – movimento de alunos, do corpo docente, das unidades escolares, das despesas, entre outras.

Segundo o anuário de 1907-1908, o principal objetivo da publicação era o de fornecer ao Secretário de Estado, responsável pelos assuntos sobre educação, um diagnóstico da realidade escolar da capital e das cidades do interior, “uma vista de conjuncto”. O conteúdo dos anuários se delineava pelos seguintes tópicos:

a) “O Annuario abre grande espaço a estatística escolar do Estado”;
b) “Destinada aos professores, trata da methodologia e processos didácticos”;
c) “Comprehende trabalhos de natureza diversa, e assumptos de collaboração e interesse para a educação popular”.

Desta forma, o Annuario do Ensino do Estado de São Paulo foi criado para atender à necessidade do Governo em ter um documento com informações seguras sobre a movimentação escolar do Estado, auxiliando as decisões do Congresso com relação às políticas direcionadas ao ensino, além de ser instrumento para os professores.

Clique aqui para acessar os Anuários.