Vitrine 2
SAÚDE PÚBLICA NA SECRETARIA DO INTERIOR (1892-1931)
Durante o primeiro período republicano, as funções voltadas para a promoção da saúde pública e suas respectivas estruturas administrativas foram incorporadas na Secretaria de Estado dos Negócios do Interior em 1892: higiene pública e privada, a polícia sanitária dos portos, o serviço da vacinação, o socorro público, hospitais, casas de caridade, beneficências, serviço funerário e cemitérios.
Em suas três seções administrativas, além da saúde pública, essa Secretaria abrigava funções bastante heterogêneas, tais como a organização política do Estado, as eleições, as relações com os Congressos federal e estadual, os municípios e os secretários, estabelecimento de limites territoriais do estado, os negócios com os Ministérios da Marinha e da Guerra, organização orçamentária, a Instrução Pública, o Diário Oficial e até Repartição de Estatística e Arquivo do Estado.
Nesse período, várias eram as instituições beneficentes e filantrópicas que também assumiam funções na área de pesquisa e de assistência: Santa Casa da Misericórdia, Instituto Pasteur, Hospital Alemão, entre muitas outras. Com o passar do tempo, muitas delas foram encampadas pelo Estado.
Nesta vitrine, apresentam-se alguns relatórios e expedientes com dados de enfermos e de enfermidades, solicitação de internação, solicitação de instalação de leprosário, relatório de movimentação de pacientes e imagens impressionantes do Recolhimento de Perdizes.




