Topo

Vitrine 1

SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL COLÔNIA E PERÍODO IMPERIAL

Durante os períodos colonial e do império (até 1889), as funções de saúde pública eram exercidas por meio de instâncias vinculadas à Secretaria de Governo da Capitania (SEGOVC) e da Província (SEGOVP), respectivamente.

Criada em 1721 para dar suporte ao governo dos capitães-generais e às determinações da Coroa portuguesa, a Secretaria de Governo da Capitania representa o embrião da administração pública do Estado de São Paulo.

Nesses Fundos encontram-se documentos que registram atividades relativas à função saúde, principalmente na subfunção administração geral, conforme classificação proposta pelo guia do APESP. Ainda assim, o pesquisador precisa garimpar pastas e caixas para encontrar informações adensadas em processos ou esparsas em documentos avulsos, sob a forma de ofícios, ordens e contratos.

Nesta vitrine, apresentam-se algumas amostras de documentos da Secretaria de Governo que revelam ações de controle de propagação de epidemias, relações sociais e administrativas referentes a doentes e enfermidades da época, sob a forma de ofício, carta, relatório médico, normas e prestação de contas.

Plano Criação Instituição Vacínica
Relatório Prestação Contas Vacinas
Ofício - Comunica Epidemia Bexiga
Ofício - Destinação Escravo
Mapa Vacinados
Atestado Incapacidade
Informativo - Mantimentos Falecimentos
Relação Paciente