Topo

Vitrine 7

SEADE, UNIVERSIDADE LIVRE E MEDICINA APLICADA

Nesta vitrine, reúnem-se documentos de três instituições funcionalmente bem distintas, mas que possuem documentos com interessantes potenciais de pesquisa sobre saúde.

A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE) é responsável pela produção e disseminação de análises estatísticas do estado de São Paulo desde 1978. Dados estatísticos com a abrangência e detalhamentos tais, como os produzidos pelo SEADE, são fundamentais para a produção de informações epidemiológicas. Na vitrine, alguns exemplares com dados de natimortos, óbitos e mortes até o primeiro ano de vida. O Arquivo do Estado foi o primeiro órgão incumbido da coleta de dados e produção de estatísticas no Estado quando foi criada a Repartição de Estatística e Arquivo do Estado, em 1892, subordinada à Secretaria do Interior.

A Universidade Livre de São Paulo, que não mantém qualquer vínculo com nossa conhecida USP, tem trajetória muito interessante e reveladora dos esforços da elite paulista e republicana em prol da educação voltada à saúde. Nasceu como estabelecimento de ensino particular, e abrangia o jardim de infância, a escola primária, secundária e superior, fundando, entre outras escolas a primeira Faculdade de Medicina de São Paulo. Saiba mais (Guia e livro).

A inusitada instituição Sociedade de Medicina Aplicada à Educação Física de São Paulo fundada em 1942, revela-nos uma instituição que é precursora da hoje tão conhecida e evoluída medicina aplicada aos esportes.

Aqui expostos, boletins estatísticos, ata de fundação e memorial.

Mapa comparativo de natimortos
Mapa de óbitos de menores de 1 ano
Memorial do Reitor da Universidade Livre de São Paulo
Registros fotográficos da ULSP
Livro de atas
Mapa de registros de nascimento