Topo

Vitrine 2

SAÚDE PÚBLICA NA SECRETARIA DO INTERIOR (1892-1931)

Durante o primeiro período republicano, as funções voltadas para a promoção da saúde pública e suas respectivas estruturas administrativas foram incorporadas na Secretaria de Estado dos Negócios do Interior em 1892: higiene pública e privada, a polícia sanitária dos portos, o serviço da vacinação, o socorro público, hospitais, casas de caridade, beneficências, serviço funerário e cemitérios.

Em suas três seções administrativas, além da saúde pública, essa Secretaria abrigava funções bastante heterogêneas, tais como a organização política do Estado, as eleições, as relações com os Congressos federal e estadual, os municípios e os secretários, estabelecimento de limites territoriais do estado, os negócios com os Ministérios da Marinha e da Guerra, organização orçamentária, a Instrução Pública, o Diário Oficial e até Repartição de Estatística e Arquivo do Estado.

Nesse período, várias eram as instituições beneficentes e filantrópicas que também assumiam funções na área de pesquisa e de assistência: Santa Casa da Misericórdia, Instituto Pasteur, Hospital Alemão, entre muitas outras. Com o passar do tempo, muitas delas foram encampadas pelo Estado.

Nesta vitrine, apresentam-se alguns relatórios e expedientes com dados de enfermos e de enfermidades, solicitação de internação, solicitação de instalação de leprosário, relatório de movimentação de pacientes e imagens impressionantes do Recolhimento de Perdizes.

Relatório indica fechamento de prédio por insalubridade
Relatório do movimento de doentes do Hospital de Isolamento
Declarações de óbitos, encadernadas
Ofício solicita implantação de leprosário no município
Processo de internação de imigrante no Hospício do Juquery