Topo

A pesquisa nos Arquivos

A pesquisa em arquivo, por mais que este seja organizado, assemelha-se a uma labiríntica garimpagem. O encontro entre as perguntas dos pesquisadores e o silêncio dos fragmentários documentos de arquivo, muitas vezes, se dá ao acaso, mas, em geral, é decorrente de persistente esforço físico e intelectual do pesquisador.

Esse encontro tem efeito transformador nas questões trazidas pelos pesquisadores e ressignificador dos documentos. Novas ideias são formadas a partir da leitura dos documentos. É um processo de construção constante nessa relação sujeito-objeto.

Imagem de Consulente
Imagem do Acervo

Os instrumentos de pesquisa dos arquivos são como feixe de luz a indicar caminhos no denso emaranhado documental que ali está para ser decifrado.

No caso dos documentos da área da Saúde custodiados pelo APESP, os nossos guias indicam que há muitos vestígios documentais em forma de cartas, ofícios, livros de registros, prontuários de pacientes, controle de vacinação, plantas de hospitais, fotografias, relatórios sobre epidemias e tantos outros registros organizados em instâncias administrativas onde se realizam atividades da área da saúde, criadas e reformadas desde o período colonial e ao longo do período republicano.

 
Seta
Veja solicitação de informação dramática de mãe de paciente