----------------------------------------
----------------------------------------
----------------------------------------
----------------------------------------
----------------------------------------
----------------------------------------
----------------------------------------
----------------------------------------
----------------------------------------



Share |

“Viver em São Paulo” é um site de muitas temporalidades e espaços. Aqui estão reunidos variados tipos de fontes históricas, produzidas sobre e no estado de São Paulo entre o final do século XVIII e meados do século XX, que abarcam uma multiplicidade de configurações políticas, sociais e econômicas vividas na província no longo período coberto pela documentação. Os diversos tipos documentais possibilitam também observar olhares com diferentes perspectivas e intenções: há documentação que permite extrair dados numéricos e estatísticos sobre a população e a produção econômica, como os Maços de População e os Anuários Estatísticos; há a que lida diretamente com casos e pessoas específicas, como os Ofícios Diversos, e também as representações elaboradas sobre esse território nos periódicos e na produção iconográfica.

As “São Paulos” e os paulistas aqui representados são diversos: podemos encontrar tanto um negro livre, de nome Miguel, que trabalha na manutenção de um jardim público durante o Império e precisará se ausentar do trabalho por motivo de doença, quanto João Theodoro Xavier – presidente da província de São Paulo entre 1872 e 1875 – fazendo solicitações à administração paulista. Duas visões e vivências distintas de um mesmo espaço estavam contidas nesses personagens: o espaço que se cria todo dia, andando em praças, conversando em botequins, visitando casas de amigos, bebendo cerveja sentado na calçada , não é o mesmo que João Theodoro Xavier construía – durante sua administração, realizou diversas intervenções urbanísticas na Capital, criando um planejamento que buscava significar uma cidade ordenada, centralizando sua construção.

Ao apresentar o cotidiano dos tempos imperiais, do início da República, do trabalho escravo nas lavouras e becos da cidade, da circulação de mercadorias do interior para a capital, do nivelamento das ruas, da manutenção de Hospícios e Cadeias, assim como os dados demográficos, as formas de habitar e de trabalhar, essas fontes apontam várias perspectivas de estudo desse território, especialmente com a possibilidade de cruzamento de informações entre elas. Localizando excertos de vivências indicados pelos Ofícios Diversos dentro de referenciais mais gerais relativos a diferentes épocas e regiões, oferecidos pelos Maços de População e pelos Anuários Estatísticos, construímos uma história paulista mais embasada e consistente, que revela as múltiplas formas de subsistência e de relações da população com o poder instituído.

Essa reunião de fontes e informações busca lançar um olhar sobre o cotidiano: criando luz sobre as rotinas, evidenciando as improvisadas formas de viver que desconstróem os papéis formais, os conflitos e confrontos por meios não habituais, conta-se outra história da província de São Paulo. Trata-se  de confrontar o comum, as informações recorrentes, com as informações secundárias, desvendar as falas intermediárias, o que escapa da normalidade determinada pelo status quo então vigente. Enfim, “trata-se de reavaliar o político no campo da história social do dia-a-dia".*

*DIAS, Maria Odila da Silva. Quotidiano e poder em São Paulo no século XIX. São Paulo: Brasiliense, 1995.  p. 14-15.