Topo

Linha do Tempo

1892

É criada, na Secretaria do Interior, com apenas sete funcionários, a Repartição de Estatística e do Arquivo do Estado pelo Decreto nº 30, de 10 de março de 1892. Clique aqui e leia o decreto na íntegra.

1894

É lançado o primeiro exemplar da coleção "Documentos Interessantes para a História e Costumes de São Paulo". A primeira obra editada pelo Arquivo Público traz um resumo histórico do motim acontecido em 3 de maio de 1822, chamado "A Bernarda de Francisco Inácio", movimento que antecedeu à Proclamação da Independência.

Na mesma época, tem início a divulgação para estudos dos "Maços de População", que hoje podem ser consultados na internet: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/viver.

1899

O então presidente do Estado de São Paulo, coronel Fernando Prestes de Albuquerque "manda remover para o archivo publico do Estado todos os papeis, autos e livros existentes no cartorios dos escrivães do judicial, officiaes de registros e tabelliães de notas, anteriores ao século 19º" (Lei nº 666, de 6 de setembro). Com isso, é acrescido ao acervo da instituição um considerável volume de documentação do período colonial e imperial.

1906

A Repartição de Estatística e Arquivo do Estado é transferida do Palácio do Governo para o andar térreodos fundos da Igreja dos Remédios (Rua Onze de Agosto, 80), no bairro da Sé, na capital paulista. O edifício foi demolido em 1940 para reurbanização da praça João Mendes.

O Arquivo Público permaneceu nos fundos do prédio da Igreja Nossa Senhora dos Remédios entre os anos de 1906 e 1912. Acervo Iconográfico APESP.

O Arquivo Público permaneceu nos fundos do prédio da Igreja Nossa Senhora dos Remédios entre os anos de 1906 e 1912. Acervo Iconográfico APESP.

1912

O Arquivo Público é novamente transferido, agora para a Rua Visconde do Rio Branco, na esquina com a Rua Timbiras, onde permaneceu até 1949. O edifício já foi demolido.

Nesse mesmo ano, encerram-se os trabalhos da comissão nomeada pelo Presidente Tibiriçá para catalogar o acervo. Nos seis anos de trabalho, a comissão teria mandado incinerar grandes quantidades de documentos, considerados sem valor histórico.

Acervo Iconográfico APESP.

Acervo Iconográfico APESP.

1920

Publicação do primeiro volume da série Inventários e Testamentos, num total de 42 volumes. No ano seguinte, é inaugurada a série "Sesmarias", concessões de terras do Rei feitas pelos capitães-generais e governadores das antigas capitanias. Em 1923, tem início a série "Documentos Avulsos de Interesse para a História e Costumes de São Paulo".

1931

É criado o cargo de restaurador no Arquivo Público. Ao longo dos anos, a área de restauração de papeis passou por muitas mudanças: práticas como a plastificação e o uso de pesticidas para preservação e conservação de documentos, comuns no passado, hoje foram abolidas pelos restauradores.

A Repartição de Estatística do Archivo do Estado é transferida da Secretaria do Interior para a Secretaria de Estado dos Negócios da Educação e da Saúde Pública. O Arquivo Público ainda passou pela Secretaria da Cultura (1967) e, mais recentemente, pela Casa Civil (2007).

Técnicos do Arquivo Público fazem avaliação de documentos. Fundo Arquivo do arquivo. Relatório de Atividades (1956). Acervo Iconográfico APESP.

Técnicos do Arquivo Público fazem avaliação de documentos. Fundo Arquivo do arquivo. Relatório de Atividades (1956). Acervo Iconográfico APESP.

1938

Durante o Governo Adhemar de Barros, a Repartição de Estatística e do Arquivo do Estado é desmembrada, com a criação do Departamento Central de Estatística (futura Fundação SEADE) e do Departamento do Arquivo do Estado. Clique aqui e leia o decreto na íntegra.

1949

"A 26 de novembro de 1949 sofre o Arquivo tremendo golpe: é obrigado a mudar-se repentinamente do prédio que até então vinha ocupando e que fôra desapropriado. Isto ocasionou a desorganização completa de seu acervo, provocando acerbas críticas dos jornais ao Govêrno de então". O acervo é separado e guardado em três locais diferentes, reduzindo o Arquivo Público à atividades administrativas.

Correio Paulistano, 10 de dezembro de 1949, p. 7. Hemeroteca APESP.

Correio Paulistano, 10 de dezembro de 1949, p. 7. Hemeroteca APESP.

1951

O Arquivo Público foi instalado no antigo prédio da Estrada de Ferro Sorocabana. São reorganizadas a Seção Histórica e o Serviço de Restauração.

1952

Ubirajara Dolácio Mendes, então diretor do Arquivo Público, organiza o I Curso Livre de Paleografia. Ele foi um dos pioneiros no uso da Paleografia para a leitura de documentos antigos.

Hoje, o Arquivo Público possui paleógrafos que atendem diariamente a pedidos de transcrição de documentos antigos. Também oferece oficinas para quem quiser se arriscar na "arte de decifrar".

1953

Arquivo Público instala-se na Rua Dona Antônia de Queiroz, 183, no bairro da Consolação. Com suas 165 janelas, o edifício da R. Dona Antônia de Queiroz contava com uma boa iluminação natural, "provocando muito menos cansaço visual dos leitores de documentação antiga" (Pequeno Histórico, p. 85).

Edifício do Arquivo Público na R. D. Antônia de Queiroz, antiga sede da "Manufactura de Tapetes Santa Helena". Acervo Iconográfico APESP.

Edifício do Arquivo Público na R. D. Antônia de Queiroz, antiga sede da "Manufactura de Tapetes Santa Helena". Acervo Iconográfico APESP.

1967

Transferência para a secretaria da cultura - Decreto nº 49.165. Clique aqui e leia o decreto na íntegra.

1976

Arquivo Público recebe parte do acervo pessoal do ex-governador de São Paulo Altino Arantes. Nos anos seguintes, a instituição também receberia os acervos dos ex-governantes paulistas Armando Salles de Oliveira (1978), José Carlos de Macedo Soares (1984), Júlio Prestes (1981 e 1990), Washington Luís (1991) e Adhemar de Barros (2001).

Washington Luís deixou expresso em testamento a determinação de que seus documentos pessoais ficassem sob a guarda do Arquivo Público.

Altino Arantes

Altino Arantes

Washington Luís

Washington Luís

Adhemar de Barros

Adhemar de Barros

Imagens dos fundos Altino Arantes, Washington Luís e Adhemar de Barros. Acervo Permanente. Guia do Acervo APESP. Clique aqui e consulte o acervo.

1984

Decreto nº 22.789 institui o Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (SAESP), com o Arquivo Público como órgão central. Desde que foi criado, o Arquivo Público não tinha uma regulamentação expressa que o capacitasse a recolher os documentos produzidos pela Administração Pública Estadual. Isso muda com a criação do SAESP. Clique aqui e leia o decreto na íntegra.

Em dezembro, são inauguradas as novas instalações do Arquivo Administrativo, localizado no bairro da Mooca. É para lá que são transferidos os documentos de segunda idade – os arquivos intermediários

1989

O Arquivo Público recebe o acervo do jornal carioca Ultima Hora, comprado de Pinky Wainer, filha de Samuel Wainer, fundador do periódico.

Informações sobre o acervo do jornal Ultima Hora Fundo - Última Hora.

Informações sobre o acervo do jornal Ultima Hora Fundo - Última Hora.

Imagens do acervo do jornal Ultima Hora Galeria - Última Hora Digital.

Imagens do acervo do jornal Ultima Hora Galeria - Última Hora Digital.

Decreto nº 29.838 cria as Comissões de Avaliação de Documentos de Arquivos (CADA), responsável pela gestão de arquivos no âmbito dos órgãos da Administração Pública. Clique aqui e leia o decreto na íntegra.

1991

Clique aqui e leia sobre a Lei Federal de arquivos n° 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política de arquivos públicos e provados e dá outras providências.

1994

Acervo do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (DEOPS/SP), recolhido ao Arquivo Público em 1991, é aberto à consulta pública. O Estado de São Paulo foi o primeiro Estado da Federação a conceder acesso integral a documentos da ditadura militar mediante a assinatura de um termo de responsabilidade.

1997

Mais de 100 anos após a sua criação, o Arquivo Público finalmente consegue sua sede própria, localizada no bairro de Santana, zona norte da capital paulista.

Acervo Iconográfico APESP.

Acervo Iconográfico APESP.

Local onde funcionou durante muitos anos a antiga Fábrica de Tapetes Atlântica-ITA foi reformado e adaptado para receber o Arquivo Público.

Acervo Iconográfico APESP.

Acervo Iconográfico APESP.

Em parceria com a Associação dos Arquivistas de São Paulo, o Arquivo Público realiza o projeto Como Fazer, que promoveu oficinas técnicas sobre Arquivologia. Para cada oficina foi elaborado um manual, que foi posteriormente publicado, totalizando 10 volumes. A parceria durou até o ano de 2006. A coleção está disponível para download gratuitamente aqui.

Acervo Iconográfico APESP.

Acervo Iconográfico APESP.

1999

Arquivo Público recebe, sob forma de doação, o acervo iconográfico dos jornais Diário da Noite e Diário de São Paulo, ambos do grupo Diários Associados, fundado pelo jornalista Assis Chateaubriand.

Informações sobre o acervo Diários Associados de São Paulo em Fundo - Diários Associados de São Paulo.

Informações sobre o acervo Diários Associados de São Paulo em Fundo - Diários Associados de São Paulo.

2000

O Arquivo Público do Estado de São Paulo lança a 1ª edição da Revista Histórica. Até 2005, a revista é impressa. Hoje, a Histórica é eletrônica, com periodicidade bimestral:
http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br.

É assinado o termo de cooperação técnica que formaliza a parceria entre o Arquivo Público e o Ministério Público estadual. Em 2009, o termo é renovado e ampliado.

2003

O Arquivo Público organiza em São Paulo o 1º Encontro Paulista sobre Gestão Documental Pública. Realizado sempre em uma cidade diferente, o evento já está na sua 10ª edição.

2006

Arquivo Público torna-se uma Unidade, formada por dois departamentos: o Departamento Técnico de Gestão do Sistema de Arquivos e o Departamento de Preservação e Difusão da Memória.

Clique aqui e leia o decreto na íntegra.

2007

O Arquivo Público é transferido da Secretaria da Cultura para a Casa Civil. No mesmo ano, a instituição passa por uma grande reorganização de sua estrutura, com a criação de novos Centros e Núcleos.

Clique aqui e leia o decreto na íntegra.

2008

Arquivo Público torna-se responsável pela guarda do acervo do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

2009

Arquivo Público realiza o primeiro concurso público de sua história para a contratação de 60 funcionários.

2010

Parceria entre o Tribunal de Justiça de São Paulo e o Arquivo Público permite o recolhimento de cerca de 7 mil processos judiciais dos século XVIII e XIX.

2012

É inaugurado um novo edifício do Arquivo Público. Trata-se do 1º edifício projetado para arquivos de grande porte no Brasil.

2013

É inaugurada no saguão do Arquivo Público a Central de Atendimento ao Cidadão - CAC

2014

Acervo do Jornal abolicionista ‘A Redempção’ (1887-1888) é reconhecido pelo Programa Memória do Mundo, da UNESCO

Repositório Digital. Hemeroteca APESP

Repositório Digital. Hemeroteca APESP

Repositório Digital. Hemeroteca APESP

Repositório Digital. Hemeroteca APESP

2015

Acervo da Secretaria de Governo da Capitania de São Paulo (1611-1852)' recebe reconhecimento do Programa Memória do Mundo, da UNESCO

Livro de registro de ofícios expedidos pelo governador da Capitania, 1797-1801. Acervo Permanente. Código: BR-SP-APESP-SEGOV-1-4-20

Livro de registro de ofícios expedidos pelo governador da Capitania, 1797-1801. Acervo Permanente. Código: BR-SP-APESP-SEGOV-1-4-20

2016

O Arquivo Público recebe o acervo fotográfico de Mário Covas, com mais de 250 mil imagens. Informações em: Acervo Mário Covas

Mario Covas em debate na Rádio Atual. Autor: Sérgio Andrade/A2 Fotografia. Acervo Iconográfico. Código: FANGPER_C1994_019_001

Mario Covas em debate na Rádio Atual. Autor: Sérgio Andrade/A2 Fotografia. Acervo Iconográfico. Código: FANGPER_C1994_019_001

Novo Guia do Acervo APESP começa a ser publicado e atualizado online, em: Guia do Acervo

Guia do Acervo APESP

Guia do Acervo APESP

2017

Mapa Paulista da Gestão Documental identifica 645 municípios paulistas e suas câmaras municipais, quantos e quais possuem um Arquivo Público instituído, onde existem instrumentos de gestão documental e se Lei de Acesso à Informação (LAI) está regulamentada. Acesso ao mapa em Mapa Paulista

Mapa Paulista

Mapa Paulista

2018

APESP realiza 1ª Oficina sobre Técnicas de Acondicionamento, voltado para profissionais que trabalham em arquivos e bibliotecas.

Oficina de Acondicionamento, em novembro de 2018

Oficina de Acondicionamento, em novembro de 2018

É lançado o projeto Pauliceia 2.0, plataforma online colaborativa, com base cartográfica histórica da cidade de São Paulo (1870 a 1940). Parceria entre Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), APESP e Emory University, com financiamento FAPESP, por meio do Programa eScience.

Homepage do projeto: Projeto Pauliceia 2.0

Homepage do projeto: Projeto Pauliceia 2.0

Fundo Especial de Despesa da Unidade do Arquivo Público do Estado (FEARQ) é criado na Secretaria de Governo, pela Lei nº 16.787, de 04/07/2018. Serviços como transcrições paleográficas e emissão de certidões, já cobrados pela instituição, passam a ser recolhidas para o FEARQ, assegurando recursos para a expansão e aprimoramento das atividades do APESP.

Serviço de transcrição paleográfica

Serviço de transcrição paleográfica

Arquivo firma termo de cooperação técnica com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para desenvolver ações integradas voltadas à gestão documental, preservação e acesso à informação no âmbito da administração estadual e dos municípios paulistas.

2019

Guia do Acervo ultrapassa 18 milhões de itens descritos, pertencentes a 23 fundos públicos e 21 fundos privados. Guia do Acervo APESP

Estação de Campinas, Cia. Paulista de Estradas de Ferro. Fundo Rede Ferroviária Federal S.A.

Estação de Campinas, Cia. Paulista de Estradas de Ferro. Fundo Rede Ferroviária Federal S.A.

Programa SP Sem Papel: APESP contribui para assegurar a política de gestão documental no ambiente digital, em parceria com a Prodesp e a Fundação Vanzolini.

Logo SP Sem Papel

Logo SP Sem Papel

Arquivo Público e Tribunal de Contas do Estado de São Paulo lançam o Guia Técnico de Transparência Municipal.

Capa do Guia Técnico da Transparência Municipal

Capa do Guia Técnico da Transparência Municipal

Autorizado convênio inédito com a Secretaria Especial da Cultura para o repasse de R$ 1,5 milhão do Orçamento Geral da União para reforma de instalações e aquisição de equipamentos.

Fachada do APESP

Fachada do APESP

APESP finaliza seu Plano Diretor, construído coletivamente, com políticas que nortearão as ações de longo prazo da instituição. Ver Plano Diretor.

Capa do Plano Diretor do APESP

Capa do Plano Diretor do APESP