Topo

Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Capacitação

Entre as atribuições do Arquivo Público do Estado, na condição de órgão central do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (SAESP), está a realização de cursos para o desenvolvimento dos recursos humanos do Sistema.

Nesse contexto, torna-se estratégico a formação e capacitação dos membros das Comissões de Avaliação de Documentos e Acesso – CADA, bem como dos funcionários que atuam nos arquivos e protocolos, nos assuntos relacionados à implementação da política de arquivos e gestão documental na Administração Estadual.

Como a oferta de cursos na área de arquivos é escassa no Estado de São Paulo, o Arquivo Público do Estado assume esse importante papel na promoção de ações de capacitação aos agentes públicos. São promovidos diversos eventos, como cursos, treinamento, seminários e palestras, tanto para elaborar e aplicar os instrumentos de gestão documental e orientar os procedimentos de arquivo e protocolo, como para incentivar debates sobre os temas atuais da área arquivística.