Topo

Sobre formação e atualização profissional na área de conservação e restauro de bens culturais

Encontro


OBJETIVO
Apresentar algumas possibilidades de formação na área de conservação e restauro, a fim de fomentar a discussão sobre o tema e tornar mais visíveis ao público interessado os caminhos de acesso à área
PROGRAMAÇÃO

 SENAI-SP – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial 

 (10h15) Cristina Sanches Morais 

  • Responsável técnico do Laboratório de Restauro SENAI "Theobaldo de Nigris", Professora de Preservação, Conservação e Restauro dos Cursos de Especialização em Preservação do Patrimônio no SENAI-SP, Formada em Artes Plásticas pela FAAP, Mestre em História da Ciência pela PUC-SP, cofundadora do projeto Ateliê de Restauro de Divulgação Científica e Valorização do Patrimônio. 

  UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina  

  • (10h40) Saulo Güths 
    Professor Doutor do Departamento de Engenharia Mecânica e coordenador do Laboratório de Ciências Térmicas (LABTERMO) da UFSC. Membro do Laboratório de Meios Porosos e Propriedades Termofísicas (LMPT) e do CB3E (Centro Brasileiro de Eficiência Energética em Edificações). Atua na pesquisa e desenvolvimento de sistemas de medição e controle na área de Ciências Térmicas, na área de Preservação de Acervos e no desenvolvimento de sistemas de medição e controle ambiental. 


     IPEN – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares  

  • (11h05) Maria José Oliveira 
    Pesquisadora pós doutoranda do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Professora de Química. Atua como pesquisadora em projetos de desenvolvimento de materiais poliméricos para consolidação/restauro de artefatos culturais. 

  

Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) - Universidade de São Paulo (USP)  

  • (11h30) Andrea Cavicchioli 
    Professor Associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) - Universidade de São Paulo (USP), atuando no programa de pós-graduação interdisciplinar em sustentabilidade.  Responsável por projetos de pesquisa relacionados com estratégias de conservação do patrimônio natural e cultural, avaliação de risco de impacto sobre bens culturais materiais, poluição no meio urbano e rural e seus efeitos na saúde humana e na conservação dos materiais. 

    (11h55) Perguntas

    (12h30) Encerramento


    TARDE

    (14h00) Visita Guiada

    40 vagas disponibilizadas para os primeiros inscritos presencialmente no dia do evento - 12/07/23




ORGANIZAÇÃO
Governo do Estado de SP
Secretaria de Gestão e Governo Digital
Arquivo Público do Estado de SP

PÚBLICO ALVO

Profissionais e estudantes das áreas de Arquivologia, Conservação, Restauro, Biblioteconomia, Museologia, História e o cidadão geral interessados na área de conservação e restauro. 

DIAS E HORÁRIOS

12/07/2023 - Quarta-feira

Das 10:00 às 12:30

EVENTO FÍSICO

Arquivo Público do Estado de São Paulo

Rua Voluntários da Pátria, 596, Santana, auditório

EVENTO VIRTUAL

Ingressar

PRAZO INSCRIÇÕES

De 06/07/2023 à 12/07/2023