Topo

Agende uma Visita Gratuita

Venha conhecer nossas instalações, sentir o ambiente de guarda dos documentos que compõem nosso rico e diversificado acervo, presenciar os trabalhos desenvolvidos pelos nossos técnicos e até experimentar algumas dessas práticas.

Para cada perfil de grupo visitante, podemos definir roteiros e atividades mais adequadas. Mas se você quer vir presencialmente para fazer pesquisas em nosso acervo, agende um horário na área de consulta.

Atendemos grupos - especialmente professores e estudantes de ensino fundamental, médio e superior - interessados em conhecer a estrutura e o funcionamento do Arquivo, o tamanho e a variedade dos documentos que compõem nosso acervo.

Nossos monitores guiam os visitantes por alguns setores da instituição e promovem reflexões sobre a importância do cuidado com os documentos.

A visita para o público geral, com grupos de 5 a 40 pessoas, acontece às terças-feiras, com duração de 2h30, de manhã ou de tarde, e pode ser combinada com uma oficina, mas deve ser agendada com antecedência preenchendo este formulário online.

Profissionais de outros arquivos, centros de memória/documentação, bibliotecas e museus; estudantes da área da Ciência da Informação em cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação são recebidos em visitas técnicas.

Nesta modalidade de visita, com duração aproximada de 3 horas, o corpo técnico da instituição apresenta de forma mais aprofundada as rotinas e procedimentos de gestão documental, preservação de acervos e difusão/acesso à informação praticados no Arquivo.

Caso haja interesse em visitar apenas uma área específica, encaminharemos a demanda ao setor para o agendamento. Registre sua intenção neste formulário.

O Arquivo desenvolve diversas atividades lúdicas modulares com a finalidade de estimular crianças e adolescentes a se apropriarem de conceitos e práticas arquivísticas, como classificação, avaliação, higienização e paleografia, entre outros.

Venha participar dessa forma divertida de aprender a valorizar a gestão documental, a preservação do patrimônio e o acesso a informação. Solicite o agendamento preenchendo este formulário.