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Salas de Consultas: O Que Posso Levar e Como Utilizar?

Sua colaboração é indispensável para a preservação de nosso acervo.

Observe com atenção as orientações sobre como utilizar as salas de consulta e como manusear os documentos:

O que posso levar:

  • Não é permitida a entrada de bebidas, alimentos, balas ou gomas de mascar no APESP.
  • Disponibilizamos filtros de água nos ambientes externos à sala de consulta.
  • Oferecemos guarda-volumes com chaves ao lado da portaria, no piso térreo. Você precisará deixar no guarda volumes seus pertences (bolsas, mochilas, pastas, guarda-chuvas, embrulhos, valises e outros volumes).
  • O APESP não se responsabiliza por malas de viagem e outros itens que fiquem fora dos nossos guarda-volumes devidamente trancados. Nossos guarda-volumes acomodam itens com tamanho máximo de 43 cm x 42 cm x 24 cm.
  • Você poderá ter acesso à sala de consulta portando somente lápis ou lapiseira, folhas avulsas para anotações, celular (em modo silencioso) e equipamentos eletrônicos, como tablets e notebooks.
  • Não é perimido o uso de canetas, objetos pontiagudos, borrachas, cadernos, livros, agendas ou revistas pessoais.

Como utilizar a sala de consulta:

  • Mantenha o silêncio na sala de consulta por se tratar de ambiente de pesquisa.
  • Verifique se o seu celular está no modo silencioso.
  • Mantenha os níveis de som baixos quando usar fones de ouvido.
  • Assegure-se de que seu laptop tenha o som desligado.
  • Quando não houver restrição de acesso, é permitido ao consulente fotografar os documentos sem o uso de flash ou digitalizar o documento, mas não é permitida a utilização de scanner de mão (portátil). Certifique-se de que o som e o flash de sua câmera estão desligados.
  • Utilize todos os EPIs recomendados. Além das luvas fornecidas pelo APESP (uso obrigatório), o pesquisador também poderá solicitar uma máscara, caso a documentação esteja deteriorada. É importante para sua saúde e para proteção do documento também!
  • Sempre manuseie os documentos com cuidado. Se tiver dificuldades para manusear o documento, o pesquisador poderá solicitar o auxílio de um funcionário do salão de consultas.
  • Há um limite de itens por pedido, que pode variar de acordo com o tipo de documento. Consulte o atendente para obter informação específica sobre o conjunto que você está pesquisando. Esta regra é indispensável ao controle e segurança do acervo.
  • A retirada do próximo pedido será efetuada somente após a devolução do material anteriormente solicitado.
  • Ao término da pesquisa, o material consultado deverá ser entregue no balcão pelo pesquisador.
  • A retirada de material do acervo será feita até as 16h.
  • Notifique os funcionários da área de consulta se encontrar qualquer irregularidade como, por exemplo, documentação aparentemente desordenada ou danificada.
  • Documentos muito deteriorados podem estar disponíveis somente em microfilme ou em formato digital.