Topo

O que é um Arquivo

Arquivo é o conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do material no qual são registradas as informações (suporte papel, óptico ou digital).

Os documentos são produzidos de forma natural e rotineira, com o objetivo de servir de instrumento ou prova das atividades de uma pessoa ou instituição.

Podem ser documentos de arquivo: Processos, Contratos, Relatórios, Plantas, Mapas, Fotografias, Cartazes, Ofícios, Atas, Filmes, Documentos Sonoros, entre tantos outros tipos e espécies.

Mas é fundamental saber que cada documento de arquivo é único! Não existe em uma Secretaria, por exemplo, dois processos iguais para comprar um mesmo bem. Embora existam inúmeros processos de compra em um mesmo órgão, cada um registra uma compra específica.

Assim são constituídos os arquivos: com séries de documentos do mesmo tipo, que registram as atividades de seu produtor.

Documentos de arquivo são fontes primárias e é importante saber como pesquisar em um arquivo para melhor aproveitar suas informações.