Nesse segmento do site, apresentamos o resultado de uma etapa do projeto de digitalização do Fundo Última Hora – sob guarda do Arquivo Público do Estado. O projeto integral consiste na organização, conservação, digitalização, tratamento de imagens, produção de instrumentos de pesquisa e disponibilização na internet do grande volume de fotografias que compõe o Fundo. Trata-se de um total de aproximadamente 800 mil fotografias, provenientes do Setor de Arquivo Técnico (antigo Departamento de Arquivo Fotográfico) do jornal Última Hora do Rio de Janeiro e produzidas entre 1951 e 1971, em negativo flexível e em papel de gelatina e prata. A etapa cujo resultado é agora apresentado teve início em 2006 no âmbito das atividades do Centro de Acervo Iconográfico e Cartográfico (CAIC) e concentrou-se em uma parte da série de negativos flexíveis (estimada em 600 mil imagens). Temos uma nova etapa já em fase de finalização (mais um segmento significativo da série de negativos) e previsão de novas frentes, objetivando a disponibilização integral do Fundo Última Hora.
Para saber mais sobre o tipo de suporte fotográfico digitalizado nessa etapa e sobre cada uma das fases desse projeto, clique aqui.
NOTA TÉCNICA
O item “descrição” apresenta o total de imagens que integra a missão fotográfica. Em alguns casos optamos por não disponibilizar a imagem para consulta aberta pela internet (aquelas de conteúdo violento, íntimo ou também as muito deterioradas).
O campo palavra chave baseia-se na descrição da “missão”, preenchida pelo fotógrafo ao cumprir a pauta jornalística. Não corresponde, portanto, ao conteúdo detalhado das imagens fotográficas.
As imagens podem ser utilizadas livremente para finalidades educativas, desde que não atendam a interesses comerciais. Solicitamos a menção ao Arquivo Público do Estado como detentor do acervo e o crédito ao autor. Caso haja interesse em aquisição dos direitos autorais, o interessado deverá entrar em contato com o autor ou seus herdeiros.
|
 Negativo original
 Imagem positivada
|