ACERVO

Núcleos Coloniais

Disponibilizamos neste banco de uma parcela da documentação sobre Imigração existente no Arquivo Público do Estado de São Paulo. Sabe-se que essa documentação foi acumulada pela Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas do Estado de São Paulo, responsável desde 1891 por cuidar dos assuntos relativos à agricultura, aos serviços de imigração e colonização, às terras públicas e particulares e aos núcleos coloniais - conforme Decreto nº 28, de 1/3/1892.

Foram selecionados os conjuntos documentais, produzidos entre o final do século XIX e os primeiros anos do século XX, referentes aos Núcleos Coloniais da região de Campinas – Campos Sales, Nova Odessa e Nova Veneza.

A documentação é bastante variada, composta por ofícios, requerimentos, processos, abaixo-assinados, mapas, levantamentos de vias fluviais, relação de despesas e prestações de contas relativas à administração dos núcleos, contratos, editais, relações de lotes vagos, designação de lotes provisórios, demarcações, requerimentos, correspondências, guias de pagamento de lotes, livros de registro civil de nascimentos, relação de casamentos e de óbitos, matrícula de colonos, recenseamentos, livros-caixa, livros-tombo e livros-ponto, registro de ocorrências, entre outros.

A consulta pode ser feita por: "nome", "nacionalidade", "colônia" ou "localidade"; porém o campo "nacionalidade" não consta em todos os documentos.


Escolha um ou mais filtros abaixo

Resultado da Pesquisa

Total de registro(s) encontrado(s)