ACERVO

Anuários do Ensino


Encontram-se já digitalizados os Annuarios do Ensino do Estado de São Paulo que foram produzidos entre os anos de 1907 e 1937 pela Directoria Geral da Instrucção Publica, subordinada à Secretaria dos Negócios e do Interior, e também pela Directoria do Ensino, ligada à Secretaria da Educação e Saúde Pública.

O conteúdo desta publicação é composto por informações provenientes dos relatórios anuais, expedidos pelas Delegacias Regionais de Ensino da capital e do interior do estado. Essas, por sua vez, registravam as atividades escolares de suas jurisdições – movimento de alunos, do corpo docente, das unidades escolares, das despesas, entre outras.

Segundo o anuário de 1907-1908, o principal objetivo da publicação era o de fornecer ao Secretário de Estado, responsável pelos assuntos sobre educação, um diagnóstico da realidade escolar da capital e das cidades do interior, "uma vista de conjuncto". O conteúdo dos anuários se delineava pelos seguintes tópicos:

a) "O Annuario abre grande espaço a estatística escolar do Estado";
b) "Destinada aos professores, trata da methodologia e processos didácticos";
c) "Comprehende trabalhos de natureza diversa, e assumptos de collaboração e interesse para a educação popular".

Desta forma, o Annuario do Ensino do Estado de São Paulo foi criado para atender à necessidade do Governo em ter um documento com informações seguras sobre a movimentação escolar do Estado, auxiliando as decisões do Congresso com relação às políticas direcionadas ao ensino, além de ser instrumento para os professores.


Consulta Anuários do Ensino

Resultado da Pesquisa

Total de registro(s) encontrado(s)
Título
Data
Documento