ACERVO

PRESERVAÇÃO

O Arquivo Público do Estado de São Paulo possui um Centro de Preservação, onde são executados todos os trabalhos que visam proporcionar aos documentos do seu acervo as medidas necessárias à sua integridade, através de controle ambiental e tratamentos específicos. São ações de preservação realizadas pelo Centro a conservação preventiva, o restauro, a microfilmagem, a digitalização e o planejamento e confecção de acondicionamento adequado. Todos os procedimentos são executados em locais devidamente adaptados e equipados.

O Centro de Preservação também é responsável pela criação de um Grupo de Gerenciamento de Riscos, composto por servidores de diversos setores do Arquivo Público do Estado de São Paulo e liderados pela direção do Núcleo de Conservação. Os membros deste grupo recebem treinamento e atuam na prevenção e controle de fatores ambientais como temperatura e umidade relativa dos locais de guarda de acervo, radiação da luz, qualidade do ar, riscos de incêndio, fungos e pragas em geral.

Profissionais da área também fornecem orientações e suporte técnico a outros órgãos, secretarias e diversos municípios em parceria com a Gestão Documental, além de fiscalizar o recebimento de novos documentos de guarda permanente, para garantir que estejam em condições de serem incorporados ao acervo, sem oferecimento de riscos aos documentos sob responsabilidade da instituição.