ACERVO

Livros de Registros da Hospedaria de Imigrantes

Construída entre os anos de 1886 e 1888, a antiga “Hospedaria de Imigrantes do Brás” foi um dos maiores centros de recepção de estrangeiros já existentes no Brasil. Por suas dependências, passaram mais de dois milhões de pessoas entre os anos de 1887 e 1978.

As informações aqui apresentadas registram a parte mais significativa deste fluxo migratório, sendo a transcrição dos registros dos livros de matrícula desta hospedaria para os anos de 1887 até 1958. Adicionalmente, também há no banco registros da antiga Hospedaria do Bom Retiro (predecessora da Hospedaria do Brás) que cobrem os anos de 1882 até 1886.

Cabe observar, que como esses registros estão transcritos literalmente como aparecem nos Livros, é comum que a grafia de nomes em sobrenomes possa não condizer com a forma correta.

Também cabe notar que os registros eram feitos em nome dos “chefes de família” (via de regra o parente do sexo masculino, em idade produtiva, mais velho). Sugerimos pois que a consulta seja feita pelo nome destes.

Informações Importantes:
As informações constantes na certidão são as mesmas do documento pesquisado, não havendo informações adicionais a serem acrescentadas.

Para a obtenção de certidão, o interessado deverá recolher a taxa DARE-SP correspondente ao serviço solicitado através do site da Secretaria da Fazenda de São Paulo ao custo de R$ 51,20 por certidão, lembrando que o recolhimento só deverá ser feito após a confirmação da localização das informações do imigrante em nossos acervos.

Devido à pandemia do novo coronavírus, os atendimentos presenciais e até mesmo a presença de servidores no Arquivo Público do Estado estão suspensos temporariamente, de acordo com as recomendações do Governo do Estado. Os prazos de respostas a esses protocolos sofrerão alteração e deverão ser gradativamente normalizados a partir do mês de outubro.


Escolha um ou mais filtros abaixo

Resultado da Pesquisa

Total de registro(s) encontrado(s)