ACERVO

ACERVO ICONOGRÁFICO

O Núcleo de Acervo Iconográfico conta com aproximadamente 2,5 milhões de documentos, entre fotografias, negativos, diapositivos, contatos, filmes e ilustrações. Há negativos e diapositivos em vidro; negativos flexíveis em vários formatos e bases; ampliações em papel fotográfico contemporâneo e antigas ampliações que utilizam processos do século XIX, como papel albuminado. A maior parte dessas ampliações fotográficas é em preto-e-branco e foram produzidas durante o século XX. As ilustrações apresentam-se em papéis de qualidade e acabamento bastante diversificados.

Entre os principais fundos destacam-se as fotografias dos jornais Última Hora, Diários Associados, Movimento e Aqui São Paulo, além de coleções e álbuns do final do século XIX e início do século XX, como Guilherme Gaensly, Escola Normal e Vistas de São Paulo. No acervo também há documentos fotográficos gerados pelo poder executivo do estado de São Paulo, que compõem o fundo Secretaria de Governo.

Para saber um pouco mais a respeito do acervo que está sob a guarda do Núcleo de Acervo Iconográfico pode-se consultar o Guia do Acervo, o Repositório Digital e os Catálogos disponíveis neste site. É sempre aconselhável consultar estes instrumentos antes de começar uma pesquisa.

Atualmente alguns fundos estão em tratamento técnico e podem ter acesso limitado. Para maiores informações entre em contato conosco.